LETRAMENTO E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E DO ALUNO

Autores

  • Thais Lopes Soares MIELT - Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias.

Palavras-chave:

Letramento. Professor. Aluno. Construção social.

Resumo

Este trabalho tem como tema “Letramento e sua importância na formação do professor e do aluno”. Objetiva se aqui uma visão sobre as bases do letramento e sua formação, bem como a potencialização da leitura não apenas de livros, mas de mundo, uma leitura pautada na construção do conhecimento. Enfocando para a importância dos saberes dos professores e seu auxilio aos alunos para sua própria construção pensante. A metodologia empregada foi à construção em pesquisa de textos e referências como Rojo (2004), Santaella (2004), Santos (2007), Soares (2009, 2014), entre outros. O que foi visto é que os alunos devem ser instigados ao processo de leitura e que em muitos casos a escola passa ser o primeiro contato do aluno com a escrita e a leitura, transformando a mesma numa porta de entrada ao letramento, e que os professores devem estar em constante formação, pois muitos conhecem o significado da palavra letramento, mas não consegue fazer uso desse processo de fato.

 

 

Biografia do Autor

  • Thais Lopes Soares, MIELT - Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias.
    Aluna no programa de mestrado pelo MIELT (Mestrado interdisciplinar em Educação, Linguagem e tecnologia); Graduada em Pedagogia pela FAESPE (Fundação Antares de Ensino Superior, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão), Possui graduação em licenciatura plena em matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2007). Pós-graduanda em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Goiás,  Pós Graduada em gestão financeira pela Uni evangélica (2011).

Referências

ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. In SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia (Org.). Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 11 – 22.

BARTHES, Roland. O prazer do texto. [Título original francês: Le plaisir du texte]. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1987. Disponível em: <http://copyfight.me/Acervo/livros/BARTHES_Roland_O_prazer_do_texto.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2015.

COSTA, Maria Cristina Castilho. I Era Midiática: a ficção audiovisual. In: ______. Ficção, comunicação e mídias. São Paulo: Editora Senac, 2002. p. 53-74.

COENGA, Rosemar. Leitura e letramento literário: diálogos. Cuiabá: Carlini & Caniato, 2010.

______. A leitura em cena: literatura infanto-juvenil, autores e livros. Cuiabá: Carlini & Caniato, 2010.

ECO, Umberto. Lector in fabula. Trad. Attílio Cancian. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014. (Coleção Estudos 89).

FREIRE, Paulo; FAUNDZ, Antonio. Por uma Pedagogia da Pergunta. Rio e Janeiro: Paz e Terra, 1985. (Coleção Educação e Comunicação. v. 15).

KLEIMAN, Ângela B. Preciso “ensinar” letramento? - Não basta ensinar a ler e a escrever? Brasília: MEC Campinas: CIFEL/UNICAMP, 2005.

______. Os estudos de letramento e a formação do professor de língua Materna. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 487-517, set./dez. 2008. Disponível em: . Acesso em: 12 Ago. 2015.

LEAL, Telma Ferraz. Organização do trabalho escolar e letramento. In SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia (Org.). Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 73 – 94.

ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. – São Paulo: LAEL / PUC, 2004. Disponìvel em: <http://debragancapaulista.educacao.sp.gov.br>. Acesso em: 25 Jul. 2015.

______. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

MENDONÇA, Márcia. Gêneros: por onde anda o letramento?. In SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia (Org.). Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 37 – 56.

SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.

______. Os três tipos de leitores (Cap. 1). SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.

SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia. Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SANTOS, Carmi Ferraz. ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Alfabetizar letrando. In SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia (Org.). Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 95 – 110.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 6. Ed. 6ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2014.

_______. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

XAVIER, Antonio Carlos dos Santos. Letramento digital e ensino. In SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia (Org.). Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 73 – 94.

Downloads

Publicado

2016-09-21