JOGOS OLÍMPICOS 2016: compartilhando uma experiência pedagógica transdisciplinar
Palavras-chave:
TransdisciplinaridadeResumo
O presente trabalho relata uma intervenção na prática docente a respeito das olimpíadas esportivas de 2016, desenvolvida com uma turma de 3º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino de Anápolis-Go. Essa ação pedagógica justifica-se pela passagem da tocha olímpica na cidade de Anápolis e pelos jogos olímpicos que acontecerão pela primeira vez no Brasil no mês de agosto. O objetivo foi propor reflexões aos alunos a fim de que percebessem que o contexto social está inserido na escola e vice versa, além de apreciarem melhor o esporte, destacando-o como importante elemento cultural. Essa ação pedagógica seguiu as seguintes etapas: reflexão sobre a história da chama olímpica, problematização a respeito dos continentes, resolução de problemas matemáticos tematizando o quadro de medalhas de olimpíadas anteriores, leitura compartilhada de textos sobre a temática das olimpíadas, discussão sobre a amizade entre os povos, jogos cooperativos e simulação do revezamento da tocha olímpica com as demais turmas da escola pelo bairro. Dessa forma, as ideias de Maria Cândida Moraes, João Henrique Suanno, Marilza Vanessa Rosa Suanno, dentre outros foram essenciais para pensar e desenvolver essa experiência pedagógica na perspectiva da transdisciplinaridade, sendo abordado o que é e como pode ser desenvolvida a transdisciplinaridade na educação escolar, bem como o olhar criativo que pode contribuir significativamente para o desenvolvimento de uma educação de mais qualidade com formação cidadã. Em relação aos resultados, pode-se destacar que a intervenção docente relatada nesse trabalho permitiu o reconhecimento do esporte como elemento cultural, a interação das disciplinas no processo de construção do saber, e, sobretudo, a valorização de sentimentos como amizade e amor ao próximo. Dessa forma, avalia-se que foi possível contribuir para a humanização dos sujeitos aprendentes.
Palavras chave: Jogos olímpicos 2016. Transdisciplinaridade. Intervenção pedagógica.