O ENSINO DO ESPORTE ORIENTAÇÃO E SUA INTERFACE COM O CURRÍCULO - limites e possibilidades de uma proposta interdisciplinar

Autores

  • Dayse Alisson Camara Cauper

Resumo

É possível desenvolver práticas pedagógicas que extrapolem as fronteiras disciplinares e avancem na direção de um conhecimento menos fragmentado a ser socializado com os estudantes? Quais são os limites e as possibilidades para/da interdisciplinaridade na escola? Estas são as questões que o projeto de pesquisa a ser desenvolvido no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás –CEPAE/UFG nos anos de 2016 e 2017 busca responder. Vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica – PPGEEB/CEPAE/UFG na linha de pesquisa Concepções téorico-metodológicas e práticas docentes, a mestranda com formação em Educação Física orientada pelo professor Dr.Alcir Horácio da Silva pretende desenvolver uma proposta pedagógica interdisciplinar para o ensino do esporte Orientação, à luz da Pedagogia Histórico-Crítica, que visa contribuir para a formação dos estudantes e para o processo de rompimento da lógica de fragmentação dos conhecimentos em disciplinas, a fim de identificar os limites e as possibilidades para o desenvolvimento dessa prática na escola. Este projeto está situado na perspectiva marxista de educação escolar defendida por Saviani (2012) que objetiva, por meio do processo de transmissão-assimilação dos conhecimentos sistematizados, a formação emancipada dos filhos da classe trabalhadora. Na esteira de Freitas (1995) advoga em favor de práticas pedagógicas interdisciplinares que favoreçam a compreensão do estudante sobre a realidade onde ele se insere e de um conhecimento ensinado a partir de suas múltiplas conexões com a vida social. Sendo a Educação Física um componente curricular que também deve contribuir para a formação politécnica dos estudantes a partir da discussão/reflexão dos saberes referentes à Cultura Corporal, esse projeto está ancorado também na abordagem Crítico-Superadora desenvolvida em Soares et al (1992). Acredita-se que essa pesquisa poderá trazer contribuições para os estudantes, mas também para os professores, em formação inicial e continuada, por meio dos produtos que serão gerados.

Downloads

Publicado

2016-09-19

Edição

Seção

GT 1 - INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO