ROTINA E INTERAÇÕES NO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Educação Infantil. Rotina. Interações.Resumo
Resumo: Este trabalho se insere como uma socialização do projeto de extensão “O cuidar e o educar na educação infantil e no primeiro ano do ensino fundamental do Cepae”. Apresenta reflexões a partir das observações e atuações docentes na educação infantil realizadas durante o segundo semestre de 2015 no Departamento de Educação Infantil do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação/UFG (DEI/CEPAE/UFG). Este texto expõe o conceito de rotina percebido e vivenciado no dia-a-dia que pode ser compreendido como um processo constitutivo para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, na medida em que é um elemento que possibilita o crescimento autônomo desta. Assim, amparados por Barbosa (2007), Faria (2003), Oliveira (1993) e Machado (2000) compreendemos rotina para além de uma sequencia de atividades, que precisa ser permeada de intencionalidade pedagógica, planejada para potencializar o desenvolvimento e a aprendizagem infantil em relação com a cultura e a história. Diante do exposto, observamos que as ações da rotina explicitam a forma como cada instituição materializa seus princípios pedagógicos. Tomando como referencial teórico a psicologia histórico cultural, fundamentados em Vigostski (1998); Luria (2012) e Leontiev (2012) o DEI/CEPAE/UFG considera as interações diversas da criança, as mediações dos educadores e as brincadeiras infantis como eixos organizadores da rotina possibilitando o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Dessa forma, consideramos a importância da reflexão teórica acerca da rotina e o desafio de estruturar uma rotina planejada, orientada para o desenvolvimento da criança porém flexível para respeitar as suas necessidades na Instituição de Educação Infantil e a valorização das interações existentes nesse ambiente.
Referências
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