O USO DE FILMES EM SALA DE AULA E O GUIA DO GEFOPI: uma proposta didático-metodológica
Palavras-chave:
Uso de filmes em sala de aula. Guia do GEFOPI. Resenhas Indicativas.Resumo
Este artigo é reflexo das produções acadêmicas que os componentes do GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade, realizam. As discussões que o grupo realiza, bem como as pesquisas efetivadas sobre o uso de filmes em sala de aula, possibilitou a elaboração do Guia do GEFOPI com a discussão sobre o uso de filmes, a resenha indicativa de filmes e as indicações de quais temáticas podem ser abstraídas dos filmes. O objetivo desse artigo é socializar uma das atividades do GEFOPI e conscientizar os leitores sobre a importância do uso de filmes em sala de aula de maneira produtiva.
Referências
EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme: apresentação, notas e revisão técnica. Tradução, Teresa Ottoni. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2002a.
___________. O sentido do filme: apresentação, notas e revisão técnica. Tradução, Teresa Ottoni. Rio de Janeiro, Jorge Zahar. 2002b.
FEILITZEN, C.V., CALSSON, V. A criança e a mídia: imagem, educação, participação. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2002.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.
VESENTINI, Carlos Alberto. História e Ensino: o tema do sistema de fábricas visto através de filmes. In BITTENCOURT, Circe. (org). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997.
http://pt.slideshare.net/AndraKochhann/o-uso-de-filmes-em-sala-de-aula-por-meio-da-extenso
http://pt.slideshare.net/AndraKochhann/a-produo-acadmica-e-o-uso-de-filmes