LER E ESCREVER NA UNIVERSIDADE DIANTE DAS NOVAS TECNOLOGIAS

Autores

Palavras-chave:

Novas tecnologias. Leitura. Escrita. Letramento acadêmico. Letramento digital

Resumo

O objetivo desta pesquisa é verificar como as novas tecnologias influenciam a leitura e a escrita acadêmica. Ela inclui-se no âmbito do paradigma qualitativo, em que interessa a natureza dos fenômenos e a perspectiva de seus participantes. Neste texto resume-se o levantamento bibliográfico realizado até o presente momento. A escrita passou por um longo processo de evolução até chegar à forma como ela é hoje. Para se escrever, vários tipos de materiais foram usados: tábuas de argila, papiro e pergaminhos, por exemplo. O livro propriamente dito foi bastante difundido a partir da invenção da imprensa por Gutenberg. Antes do surgimento da imprensa, os livros eram produzidos de forma manual. A leitura e a escrita em computadores, tablets, kindles, smartphones etc. demanda não apenas uma nova forma de se comportar diante desses suportes, mas também esforço cognitivo porque o leitor/navegador tem que aprender a operar não apenas com a variedade de gêneros que surgem ou se hibridizam na rede, mas com a leitura não linear, tecida através de links e efeitos audiovisuais. Desta forma, o letramento digital consiste na capacidade de empreender a leitura e a escrita utilizando o suporte digital. Ao ingressar no contexto universitário, o acadêmico precisa se apropriar dos gêneros que compõem essa esfera, e assim fazer-se indivíduo letrado academicamente. Nesse universo, a complexidade e todo trabalho que envolve leitura e escrita requerem habilidades específicas que dizem respeito a quem escreve, a quem vai participar como leitor e aos teóricos fundamentadores do que se externa através do texto científico. Uma vez familiarizado com todo esse contexto universitário, veiculado a todo esse processo de leitura e escrita, o indivíduo se inclui e reitera-se no universo acadêmico e consequentemente de todo o conhecimento que é transmitido nesse meio.

Biografia do Autor

  • Guido de Oliveira Carvalho, Universidade Estadual de Goiás
    Doutorando em Letras pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Letras também pela UFG. Professor de estágio de Língua Inglesa na Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Goiás. E-mail: longevos@hotmail.com. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1680393379073186
  • Débora Letícia Silva de Araújo, Universidade Estadual de Goiás
    Graduanda do curso de Letras (Português/Inglês), UEG-Goiás. Participante bolsista (PBIC) da pesquisa intitulada “Os Efeitos das Novas Tecnologias na Leitura e Escrita Acadêmicas” (2014-2016). E-mail: debora.leticia20.dl@gmail.com. Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7175789397802993
  • Matheus Augusto Utim, Universidade Estadual de Goiás
    Graduando do curso de Letras (Português/Inglês), UEG-Goiás. Participante voluntário (PVIC) da pesquisa intitulada “Os Efeitos das Novas Tecnologias na Leitura e Escrita Acadêmicas” (2014-2016). E-mail: matheus_utim@hotmail.com.  Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7672766613211089.

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Publicado

2016-09-21