EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: um enfoque sobre a construção da nova modalidade escolar brasileira

Autores

  • Eleno Marques de Araújo
  • Samuel Pedro Gonzaga

Resumo

Este discurso trata-se de uma ação afirmativa que visibiliza a construção educativa e humana da negritude que sobre a luz da visão de mundo da sociologia das “ausências e emergências”. Compõe uma nova modalidade de educação brasileira que advém das comunidades tradicionais oriundas da afrodiáspora. Os quilombolas e suas práticas educativas veem na contra mão de um processo colonialista em que o pensamento de “quilombo e quilombolas” era de um local de povos escravos fugidos e de todos os que se sentiam oprimidos. Para tanto, essa nova (re)configuração como comunidade educativa foi conseguida através das lutas dos negros, antirracistas, povos quilombolas, poder público, entre outros. Para tanto, estamos diante de uma diversidade sociocultural africana e afro-brasileira cheias de saberes e fazeres de um povo que mantem a oralidade, ancestralidade e natureza base de vida e que busca neste país sua territorialidade razão do seu pertencimento histórico-social. Esse discurso faz parte dos estudos do GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade, como um projeto de pesquisa de caráter bibliográfico e documental, cujos resultados comporão o trabalho final de curso, bem como possibilitarão a trilha do conhecimento para a elaboração de um projeto de mestrado.

Biografia do Autor

  • Eleno Marques de Araújo
  • Samuel Pedro Gonzaga

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Publicado

2016-09-21

Edição

Seção

GT 6 - DIVERSIDADE, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL