PERSPECTIVAS PARA O USO DAS MÍDAS NAS SÉRIES INICIAIS

Autores

  • fabiana cristina pessoni albino UEG e SEDUCE

Palavras-chave:

Tecnologia de Informação e Comunicação, Práticas pedagógicas, Ferramentas.

Resumo

Este projeto tem como objetivo geral identificar e analisar até que ponto as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e mídias têm sido inseridas adequadamente nas escolas e ambientes de ensino, enfatizando o uso das TIC nas séries iniciais. Nesse sentido, avaliar ainda, se a inclusão digital traz mudanças significativas na construção do conhecimento. A meta que pretende-se atingir com este projeto é de mapear práticas pedagógicas que tenham como recurso o uso de ferramentas tecnológicas, fundamentadas de acordo com arcabouço teórico sobre uso das tecnologias na educação. Para a realização desta pesquisa, pretende-se inicialmente, pautar-se na pesquisa bibliográfica para que se possa adquirir um embasamento teórico que permita realizar os próximos passos da mesma. Como instrumentos de coleta de dados, realizar entrevistas semiestruturadas com professores, coordenadores, gestores e pais de alunos, na intenção de captar a percepção da comunidade escolar acerca do uso de ferramentas tecnológicas e mídias na educação. Em seguida, por meio da observação, mapear práticas pedagógicas que tenham como recurso o uso de ferramentas tecnológicas em escolas da rede pública do município de Inhumas. 

Biografia do Autor

  • fabiana cristina pessoni albino, UEG e SEDUCE
    Graduada em Letras Portugues/Inglês pela UEG; Especialista em Mídias na Educação pela UFG; Mestra em Educação, Linguagem e Tecnologias pela UEG.

Referências

BUCCI, Eugênio. Comunicação digital. In: SAVAZONI, Rodrigo; COHN, Sérgio (Orgs.). Cultura digital.br. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009.

LUDKE, Menga e ANDRÉ Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. (Cap. 2 e 3 – p. 11 a 44)

PRENKY, Marc Prensky. Nativos Digitais, Imigrantes Digitais. 2001 Disponível em: http://crisgorete.pbworks.com/w/file/fetch/58325978/Nativos.pdf Acesso em 22 abr. 2012

SANTAELLA, Lúcia. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós humano. Revista FAMECOS, Porto Alegre, nº 22, dezembro, 2003.

SOUZA, Francilane Eulália de. Uma geografia escolar para o fortalecimento da identidade territorial dos alunos transportados do campo para a cidade no Município de Goiás. XVI Encontro Nacional de Geógrafos. Porto Alegre, 2010.

TAS, Marcelo. Comunicação digital. In: SAVAZONI, Rodrigo; COHN, Sérgio (Orgs.). Cultura digital.br. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? 7.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

___________; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. 5. ed. Rio de Janeiro:

Paz e Terra, 1985.

DURAN, Débora. Os Impactos das Tecnologias da Comunicação e Informação na Educação: Uma Perspectiva Vygostskyana. USP – Psicologia da Educação / n.20

Downloads

Publicado

2016-09-21