OS ESTUDOS CRÍTICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS: reflexões a partir da prática docente no estágio supervisionado de Língua Inglesa I

Autores

  • Marcelo Maciel Ribeiro Filho

Palavras-chave:

Estágio de Língua Inglesa. Ensino crítico de Línguas. Formação de professores/as.

Resumo

É notório nas escolas a preocupação dos/as1 professores/as de línguas com os aspectos gramaticais e estruturais, por isso, são vistos/as como meros/as transmissores/as de conhecimento/estrutura. A partir de tal realidade encontrada nas escolas, a proposta do Estágio Supervisionado de Língua Inglesa I, para a fase de regência foi uma pesquisa-ação colaborativa (SILVESTRE, 2008), na qual os/as professores/as em formação inicial, por meios de planos de ação desenvolveriam em suas aulas temas críticos. Desse modo, objetivamos analisar que reflexões os/as professores/as em formação inicial fazem a respeito do ensino crítico de línguas na escola-campo. A fundamentação teórica baseia-se nos conceitos da perspectiva crítica de ensino de línguas (EDMUNDO, 2010; HAWKINS; NORTON, 2009; MENEZES DE SOUZA, 2011; MOITA LOPES, 2006; PESSOA; URZÊDA-FREITAS, 2012). O procedimento para a análise dos dados foi do tipo qualitativa (DENZIN; LINCOLN, 2006). Os dados aqui analisados foram extraídos dos documentos que compõem o relatório final de Estágio Supervisionado de Língua Inglesa I, sendo eles, o projeto de pesquisa-ação colaborativa, elaborado pelos/as professores/as em formação inicial, e das considerações finais do relatório final. Por fim, os/as professoras em formação inicial consideram que por meio da problematização conseguiremos que os/as alunos/as reflitam e questionem sobre o que não é verdadeiro e natural e (re)signifiquem suas práticas ideológicas-sociais.

Palavras-chave: Estágio de Língua Inglesa. Ensino crítico de Línguas. Formação de professores/as.

 

Biografia do Autor

  • Marcelo Maciel Ribeiro Filho
    Acadêmico do quarto ano do Curso de Letras Português/Inglês e literaturas, da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Inhumas. Professor de Língua Inglesa na escola OLY Idiomas.

Downloads

Publicado

2016-09-21