POR UMA ESCOLA DE LUTA: A EDUCAÇÃO COMO PRÁXIS

Autores

  • Edgar Antonio Nery alves Nery Alves Camelo

Palavras-chave:

Educação, Práxis, Movimentos Sociais.

Resumo

Este estudo tem como objetivo fazer uma análise bibliográfica acerca dos teóricos da educação que trabalham com a perspectiva crítica e as intersecções entre práxis e movimentos sociais. Esta análise foi possível por meio da observação em uma escola ocupada por alunos secundaristas. A observação desta escola, bem como a organização social (OS) são vistas aqui de forma heurística, ou seja, não teve objetivo central. A centralidade ficou nas reflexões dos autores da bibliografia de uma disciplina cursada na Universidade Federal de Goiás intitulada Práticas Educacionais. Os autores que fundamentaram este estudo foram: Gadotti (2012), que constata que existe uma complexidade do fenômeno educativo, esclarecendo que isso ocorre por fatores históricos culturais; Antunes (2012), que mostra que a educação na atualidade pode ser compreendida a partir da visão de sociedade na qual nos encontramos dentro das contradições da sociabilidade capitalista; Marx (2013) ressalta os conflitos das relações sociais de classe e denuncia o interesse privado; Saviani (2012), em sua perspectiva, esclarece sobre o papel da escola, mostrando-a inserida nas condições econômicas e políticas, isto é, nas relações atuais do sistema capitalista na sociedade; Frigotto (1996) que apresenta o caráter de subordinação à função social da educação; e Lefebvre (1994), que descreve práxis como uma atividade que tem a sua origem no caráter revolucionário em seu conceito de classes. Partido desses teóricos, este estudo aponta para o movimento dos estudantes secundaristas como algo que exerceu uma ação pedagógica no qual entendemos como práxis no bojo das intersecções educação e movimentos sociais. 

Biografia do Autor

  • Edgar Antonio Nery alves Nery Alves Camelo
    Graduado em Serviço Social pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduando em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Aluno especial do Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Goiás (UFG). 

Referências

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Publicado

2016-09-21