TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: Um novo paradigma para a formação
Resumo
RESUMO: Este texto integra o projeto de pesquisa “Núcleo de Pesquisa: Gestão da Informação, Educação e Formação no Observatório de Ideias da Universidade Estadual de Goiás/ Inhumas”, desenvolvido pela professora Dra Marlene Barbosa de Freitas Reis para o período de 2015 a 2017. Tem como objetivo pesquisar a importância dada à internet dentro da universidade, em especial para seus discentes, como ferramenta de construção e gestão de conhecimento no Câmpus Inhumas. A pesquisa é de cunho bibliográfico e empírico e tem como base a pesquisa qualitativa. Para tanto, utilizamos CASTELLS (2003), CORTELLA (2011), COSCARELLI (2014), MORAN (2008), MOLLICA (2007), KENSKI (2003, 2012), KLEIMAN (2008), dentre outros, para fundamentar o estudo teórico. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com discentes dos cursos Letras e Pedagogia da UEG Câmpus Inhumas, buscando entender de que forma esta tecnologia está sendo utilizada no âmbito acadêmico, como ferramenta de formação. Hoje, a internet tornou-se um instrumento muito importante para a pesquisa e divulgação dos trabalhos acadêmicos, sendo, portanto necessária a realização de mais pesquisas sobre este acervo que vem tomando conta do nosso dia a dia, pois sabemos que há uma crescente evolução na utilização de novas tecnologias no mundo. Para tanto, o letramento digital, precisa ser uma realidade do cotidiano dos acadêmicos. Na verdade, a utilização do espaço digital ainda é um grande desafio, principalmente quando nos referimos à educação. Por isso, esperamos que esta pesquisa contribua para que os acadêmicos e se conscientizem da importância da utilização da internet como fonte de conhecimento e crescimento acadêmico dentro da universidade.
Palavras-chaves: Educação, tecnologia, conhecimento.