QUESTÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Ciência e Qualidade Social
Palavras-chave:
Formação, Educação, Ciência, QualidadeResumo
Nos últimos anos, vimos o professor e sua profissão serem postos em discussão. Como isto contribuiu para mudanças qualitativas no campo? Discutir o conhecimento produzido diz-nos da realidade epistêmica, logo do campo científico no qual se encontra a formação de professores. Esta é a diretriz desta pesquisa, que busca uma concepção de qualidade a favor da educação pública e distinta da qualidade mercadológica. Assim, tem o tema ciência e formação de professores com delineamento de indicadores de qualidade para a contra-hegemonia, a partir da questão: Que paradigmas de ciência referenciaram as publicações sobre a formação de professores e com base em quais indicadores de qualidade? Assim, objetivamos analisar os periódicos brasileiros especializados em educação (2004-2014), buscando as relações de coerência entre as concepções de ciência e de formação e o que as caracterizam como de qualidade. Nesse intento, optamos pela pesquisa bibliográfica, apoiada na perspectiva dialética, o que nos possibilita investigar numa abordagem qualitativa. Sendo objeto, as publicações sobre o professor, antevemos a necessidade de analisar nesse corpus as concepções de educação e formação, assumindo que a educação é mutável, se atualiza, se reconfigura, todavia, não pode perder sua razão de ser: formar profissionais e cidadãos, construir conhecimentos e auxiliar a sociedade a desenvolver todas as suas dimensões. Essa perspectiva transformadora da educação tem sido a diretriz que orienta a luta pela educação de qualidade e pela profissionalização docente no Brasil; por isso, a formação de professores é momento síntese de constituição do professor como agente social de uma prática social transformadora (práxis). Como resultados, estamos desvelando a constituição do campo e a relação entre ciência e educação, pela perspectiva da qualidade social.
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