O ESTÁGIO E A COMPREENSÃO DO CUIDAR E EDUCAR COMO ELEMENTOS DE UMA MESMA VERTENTE NO TRABALHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil, Cuidar, Educar, sutilezas

Resumo

Este artigo tem por finalidade apontar e discutir os desafios encontrados no Estágio Curricular na educação infantil em relação principalmente ao trabalho a ser desenvolvido com crianças de zero a dois anos; discute-se o papel fundamental desse tempo/espaço de formação na construção de saberes norteadores para a compreensão da indissociabilidade do cuidar e educar nas ações educativas desenvolvidas com os pequenos. Busca-se também evidenciar as sutilezas em que essas ações são desenvolvidas partindo sempre do princípio da relação cuidar e educar. Nessa perspectiva, pontua-se que em todas as situações presentes nas instituições de educação infantil devem ser criadas possibilidades de desenvolvimento para as crianças, aproveitando de cada situação para que esse desenvolvimento aconteça sempre de maneira formativa e prazerosa. É de suma importância que as práticas educativas estejam sempre ligadas as práticas de cuidar como forma de potencializar o desenvolvimento das crianças em todos seus aspectos.  Este trabalho estruturou-se a partir de uma revisão bibliográfica que trata do tema e legislação pertinente ao campo da educação infantil que normatiza esta questão.  Aqui destacamos alguns autores considerados essenciais defensores desta proposta: Nono (2015) Gomes (2009), Ostetto (2008), Tristão (2006), Oliveira (2012), DCNEI (2010). 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretária da Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil. Brasília: MEC.2010.

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Publicado

2016-09-21