EDUCAÇÃO INFANTIL E A MATRIZ CURRICULAR: PROPOSTA RESSIGNIFICADA A PARTIR DO PARADIGMA EMERGENTE, DA TRANSDISCIPLINARIDADE E DO PENSAMENTO COMPLEXO
Palavras-chave:
Educação infantil. Novo Paradigma. Mudanças CurricularesResumo
Resumo: Este texto tem como objetivo apresentar um relato de experiência vivenciado a partir de concepções e práticas pedagógicas trabalhadas e analisadas no Curso de Especialização em transdisciplinaridade e interdisciplinaridade na educação, oferecido pela Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Inhumas. Este curso fomentou reflexões relativas ao paradigma emergente e uma proposta pedagógica pautada na transdisciplinaridade e pensamento complexo. Desse modo, o artigo relata uma ação pedagógica vivenciada na escola Pedacinho do Céu, em 2014, e que, foi ressignificada em 2015 fundamentando-se nos princípios do paradigma emergente, na transdisciplinaridade e no pensamento complexo. Um trabalho em que, a partir da construção de uma horta em um determinado espaço da escola, vivenciou-se diversas outras atividades que possibilitaram experiências reflexivas, inovadoras e significativas para a crianças e toda comunidade escolar. Esta ação transcendeu e envolveu todos os membros da instituição e familiares das crianças levando-os a realização de atividades fundamentadas em uma ação pedagógica transdisciplinar em que envolvia saberes científicos e saberes populares, bem como desencadeou um processo de ressignificação e reestruturação do currículo da escola. Para dar respaldo a essa relato dialogou-se com autores que, na elaboração de suas teorias, estão provocando uma ruptura com o antigo paradigma como Moraes (2003, 2008, 2014), Suanno (2014), Nicolescu (1999), entre outros.
Referências
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas: SP: Papirus, 2003.
________. Dimensão Metodológica e suas Implicações Educacionais. In: Ecologia dos saberes: complexidade, trandiciplinaridade e educação: novos fundamentos para iluminar novas praticas educacionais. São Paulo: Antakarana/WHH – Willis Harman House, 2008.
________. Educação e sustentabilidade. In: MORAES, M.C SUANNO, João Henrique.O pensar complexo na educação. Rio de Janeiro: Wark Editora, 2014.
MORIN. Edgar. Os sete saberes necessários a educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2011.
NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. Tradução Lúcia Pereira de Souza. São Paulo: Triom, 1999. Tradução de: La trans disciplinarité: Manifeste, Éditions du Rocher, 1996; primeira publicação: Penguin Group, 1994.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Em busca da compreensão do conceito de transdisciplinaridade. In: MORAES, M.C SUANNO, João Henrique. O pensar complexo na educação. Rio de Janeiro: Wark Editora, 2014.