AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO DE VYGOTSKY PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA E AS TEORIAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Natalia do Amaral Borges
  • Anyelle Vasconcelos Rezende Montagnini
  • Amanda Rodrigues Tavares
  • Fabiane Alves do Vale
  • Talita Serravali Lanzoni

Palavras-chave:

Educação. Teorias Pedagógicas. Vygotsky.

Resumo

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do estudo de Vygotsky para a educação contemporânea e as teorias pedagógicas. Para isso, fundamentou-se teoricamente nos seguintes autores que abordam o tema: Vygotsky, Clermont Gauthier, Maurice Tardif (2014) e Tereza Cristina Rego (2001). Este trabalho tem o intuito de contribuir de forma significativa para todos os interessados sobre o autor e, assim apontar novas reflexões sobre a forma com que Vygotsky construiu os princípios da educação sociointeracionista. Vygotsky foi um clássico do pensamento pedagógico, um marco para a educação, deixando vários legados, sendo eles: interação social, a linguagem como ferramenta cultural, a importância dos recursos culturais presentes no ambiente e a interação docente-educando. A análise de seu método educativo contribuiu para compreensão do desenvolvimento histórico das teorias pedagógicas e das práticas educativas, permitindo-nos uma reflexão sobre seus conceitos. Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo acontece de acordo com a interação do sujeito entre si e o meio em que vive, estabelecendo uma Zona de Desenvolvimento Real e Proximal que dependem do processo de mediação que ocorre por meio de signos e ferramentas simbólicas presentes na vida social, cultural, histórica e escolar.

Referências

GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice. A pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade. 3ª Edição. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

REGO, Tereza Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 12ª edição. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.

Downloads

Publicado

2016-09-21