CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA KANTIANA PARA A EDUCAÇÃO
Resumo
O livro Sobre a pedagogia, de Immanuel Kant (1724-1804), foi escrito na Alemanha do século XVIII, inserido em um contexto que provoca um “alfinetar” aos professores da época; há a interferência da Igreja Luterana no poder político e surge a primeira escola organizada na diferença de classes sociais. Para Kant, a criança é produto da experiência e é moldada tanto por aspectos advindos da natureza (o instinto, a animalidade do indivíduo) quanto pela educação, a qual o fim maior é a razão e o alcance da moralidade. Para ele, a educação moral deve vir antes da educação religiosa, a sociedade deve reger-se pela ideia cosmopolita, ou seja, as sociedades futuras serão sempre melhores que a atual, porém, não se deve cair na animalidade; faz uma crítica ao belo, preza o interativismo e, principalmente, a liberdade. As teorias kantianas podem ser pressupostos básicos para todas as disciplinas, já que trabalham noções acerca da pedagogia (educação) infantil, no entanto, estes pressupostos não devem ser tidos como verdadeiros e irrefutáveis. Ainda, a transdiciplinaridade é evidente em Kant, já que ele valoriza e ressalta a importância de uma educação, a priori, doméstica, para só depois se passar a um plano exterior, por meio das escolas. Sob esse olhar, Kant compara os germes e a disposição, trabalha os conceitos da educação física e da educação prática, e define precisamente os parâmetros que regem cada uma dessas duas linhas.