REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO DOCENTE TRANSDISCIPLINAR EM CONTEXTOS DE TRANSIÇÃO PARADIGMÁTICA

Autores

  • Regina Célia Cunha Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Formação Docente. Transdisciplinaridade. Complexidade

Resumo

Resumo: O presente texto tem por finalidade discutir sobre formações docentes que intencionam aspectos formativos respaldados pelo pensamento Complexo (MORIN, 2003) e Transdisciplinar (NICOLESCU, 1999). Realizou-se exploração bibliográfica de cunho qualitativo (ANDRÉ e LÜDKE, 2004) entre estudiosos que movimentam pesquisas em torno dessa temática, como Moraes (2015), Suanno M.(2015), Santos(2001), entre outros, com o objetivo de buscar  a compreensão da importância de um pensamento complexo e transdisciplinar e as questões inerentes à formação de professores sob a ótica das teorias apresentadas. Não buscamos afirmar essa proposta como uma formação verdadeira, mas como tentativa de propor caminhos que busquem diferentes sentidos respaldados por questionamentos e inquietações. Apontamos desafios que surgem na formação de um docente transdisciplinar e acreditamos que a realização dessa é possível, quando se encontra abertura no pensamento e flexibilidade teórica e prática para que ela seja efetiva.

Biografia do Autor

  • Regina Célia Cunha, Universidade Estadual de Goiás
    Mestra em Educação, Linguagem e Tecnologias – MIELT, da Universidade Estadual de Goiás, sob orientação do professor Dr. João Henrique Suanno. Psicóloga, 2000, UCG/GO.reginayn@hotmail.com

Referências

BEHRENS, Marilda Aparecida; OLIARI, Anadir Luiza Thomé. A evolução dos paradigmas na educação: do pensamento científico tradicional a complexidade. Revista Diálogo Educ., Curitiba, v. 7, n. 22, p. 53-66, set./dez. 2007.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 8. reimpressão. São Paulo: EPU, 2004.

MORAES, Maria Cândida. A formação do educador a partir da complexidade e da transdisciplinaridade. Diálogo Educacional, n.22, p.13-38, 2007.

MORAES, Maria Cândida. Transdisciplinaridade, criatividade e educação: Fundamentos ontológicos e epistemológicos. Colaboração de Juan Miguel Batalloso. Campinas, SP: Papirus, 2015.

MORIN, Edgar. Desafios da Transdisciplinaridade e da Complexidade. In. AUDY, J.L.N.; 2000.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento / Edgar Morin; tradução Eloá Jacobina. - 8a ed. -Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Trad. Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi. Porto Alegre: Sulina, 2015.

NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: TRIOM, 1999.

SANTOS, Boaventura. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e SESu/MEC. Plano Nacional de Extensão. (Edição Atualizada, 2000/2001).

SANTOS, Akiko; SOMMERMAN, Américo. Ensino disciplinar e transdisciplinar: uma coexistência necessária. Rio de Janeiro: WAK, 2014.

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Didática e trabalho docente sob a ótica do pensamento complexo e da transdisciplinaridade. Tese de Doutorado em Educação. Universidade Católica de Brasília, UCB, Brasília, 2015.

Downloads

Publicado

2017-11-13

Edição

Seção

GT 1 - INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO