REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO DOCENTE TRANSDISCIPLINAR EM CONTEXTOS DE TRANSIÇÃO PARADIGMÁTICA
Palavras-chave:
Formação Docente. Transdisciplinaridade. ComplexidadeResumo
Resumo: O presente texto tem por finalidade discutir sobre formações docentes que intencionam aspectos formativos respaldados pelo pensamento Complexo (MORIN, 2003) e Transdisciplinar (NICOLESCU, 1999). Realizou-se exploração bibliográfica de cunho qualitativo (ANDRÉ e LÜDKE, 2004) entre estudiosos que movimentam pesquisas em torno dessa temática, como Moraes (2015), Suanno M.(2015), Santos(2001), entre outros, com o objetivo de buscar a compreensão da importância de um pensamento complexo e transdisciplinar e as questões inerentes à formação de professores sob a ótica das teorias apresentadas. Não buscamos afirmar essa proposta como uma formação verdadeira, mas como tentativa de propor caminhos que busquem diferentes sentidos respaldados por questionamentos e inquietações. Apontamos desafios que surgem na formação de um docente transdisciplinar e acreditamos que a realização dessa é possível, quando se encontra abertura no pensamento e flexibilidade teórica e prática para que ela seja efetiva.
Referências
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