POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL - Desarticulação e Estagnação (ou retrocesso)

Autores

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Estado e educação, Teoria e metodologia da pesquisa sobre políticas públicas educacionais no Brasil

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo uma breve análise das políticas públicas da educação do Brasil, onde inicialmente buscou-se apresentar um panorama histórico desta tão delicada ramificação da atuação do Estado Brasileiro. Referidas políticas remontam sua agenda governamental da década de 1930, marco inicial do assunto do presente artigo, até chegarmos na atualidade. A fim de apresentar o breve estudo colecionado, foi utilizado o método qualitativo, enfatizando os dados apresentados, e os resultados pretendidos em contraponto com os resultados efetivamente alcançados. Partiu-se da premissa de que as leituras dos temas elencados pelos autores a respeito das origens e problemas em relação à construção disciplinar de referidas políticas governamentais para a educação, onde resultaram os pontos de contato dos assuntos abordados pelos pesquisadores da seara educacional, no qual se destacaram os elementos mais frágeis e de maior potencial dos estudos realizados no campo das políticas educacionais. Destaca-se ainda que foi empreendida uma maior complexidade por parte do Estado no que diz respeito às políticas educacionais, com reformas estruturais amplas e complexas, acompanhadas do surgimento e massificação de fatores externos e mais amplos, como globalização econômica mundial, dentre outras, demonstrando, por fim, quais aspectos as pesquisas não obtém êxito para a superação da quase inexistência de interoperabilidade entre as várias vertentes contidas nas políticas educacionais brasileiras. Assim, finaliza-se o artigo com a apresentação da ideia de que no âmbito das politicas educacionais brasileiras, apresenta-se ser necessária uma maior profundidade na discussão sobre os aspectos teóricos e metodológicos do desenvolvimento de pesquisas sobre o tema políticas públicas, para, ao fim, haver uma maior contribuição efetiva às ações governamentais sobre tais políticas.

Biografia do Autor

  • Isaac Varela Veloso, UEG - Campus Inhumas

    Professor de língua inglesa;

    Mecânico de freios automotivos;

    Engenheiro de Redes Microsoft e Linux;

    Atualmente é advogado, especialista em Direito do Trabalho, especializando em Docência do Ensino Superior;

Referências

AZEVEDO , Janete M. Lins de. A Educação como Política Pública. Campinas-SP: Autores Associados, 2004.

FONSECA, Marília. Gestão escolar em tempos de redefinição do papel do Estado: planos de desenvolvimento de PPP em debate. Retratos da escola /Escola de formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (Esforce) v. 3, n 4, jan/jun. 2009 –Brasília: CNTE, 2007.

FREITAS, H. C. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 23, n. 80, 2002.

FREY, Klaus. Políticas públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de políticas públicas. Revista Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n.21, p. 212-279, jun. 2000. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/viewFile/89/158. Acesso em: 18 mai. 2017.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a Crise do Capitalismo Real. São Paulo: Cortez Editora, 1995.

GANDINI, R. P.; RISCAL, S. A. A Gestão Da Educação Como Setor Público Não Estatal e a Transição para O Estado Fiscal No Brasil. In. Oliveira, Dalila Andrade; Rosar, Maria de Fátima F.(Orgs). Política e gestão da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

GRACINDO, Regina Vinhaes; KEN SKI, Vani Moreira. A gestão de escolas. WITTIMANN, Lauro Carlos; GRACINDO, Regina Vinhaes (Coordenadores). Estado da Arte em Política e Gestão da Educação no Brasil (1991 a 1997). Campinas: Editora Autores Associados, 2001.

HARVEY, D. A Condição Pós-Moderna. 7. Ed. São Paulo: Edições Loyola, 1998.

HERMIDA, J. F. O Plano Nacional de Educação na legislação vigente. In. CARNEIRO, D.S. Educar em Revista. Curitiba- PR: UFPR. n 1, jan, 1981. n.27, 2006.

OLIVEIRA, Cleiton de. A pesquisa sobre a municipalização do ensino: algumas tendências. In: OLIVEIRA, Dalila de Andrade; FELIX, Maria de Fátima. Política e Gestão da Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

OLIVEIRA, Dalila de Andrade. As Políticas Educacionais do Governo Lula: rupturas e permanências. In Revista brasileira de política e administração da Educação – ANPAE, 2009.

PERONI, Vera. Política Educacional e o papel do Estado no Brasil dos anos 1990. São Paulo: Xamã, 2003.

PINTO, José M. R. O financiamento da educação no governo Lula. In Revista brasileira de Política e Administração da Educação – ANPAE, 2009.

SAVIANI, Dermeval. A Política Educacional no Brasil. In. STEPHANOU, M.; BASTOS, M. H. C. (Orgs). Histórias e Memórias da Educação no Brasil. Petrópolis -RJ: Vozes, 2005.

_________________. O Plano de Desenvolvimento da Educação: Análise do Projeto do MEC. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1231-1255, out. 2007.

_________________. Da nova LDB ao FNDEB. Campinas-SP: Autores Associados, 2008.

SHIROMA, Eneida Oto; MORAES, Maria Célia M. de; EVANGELISTA, Olinda. Política Educacional. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, 2ª Ed.

TEIXEIRA, Anísio Spinola. Educação é um direito. São Paulo: Editora Nacional, 1967.

Downloads

Publicado

2017-11-13

Edição

Seção

GT 2 - TRABALHO, EDUCAÇÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS