INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO SUPERIOR UMA ABORDAGEM A PARTIR DA UEG – CÂMPUS LUZIÂNIA

Autores

Palavras-chave:

Educação Superior. Interdisciplinaridade. Universidade Estadual de Goiás. Câmpus Luziânia.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo geral apresentar parte de uma investigação científica sobre a realidade e os desafios que professores e gestores enfrentam para que a interdisciplinaridade - em níveis epistemológico, metodológico e de habilidades e competências – seja implementada como prática acadêmica na Universidade Estadual de Goiás (UEG) no Câmpus Luziânia. Como problemática perguntamos: com o entendimento de interdisciplinaridade em nível conceitual, qual a importância de sua utilização no processo de ensino e aprendizagem no âmbito da Educação Superior? A pesquisa utilizou a abordagem qualitativa, por intermédio da modalidade de estudo de caso; com os professores da Educação Superior, com a técnica da observação e da entrevista semiestruturada; à luz dos escritos de Abbgnano (1999), Batista e Salvi (2006), Bogdan e Biklen (1994), Brasil (1999, 2008, 2015), Fazenda (2002), Gil (1999), ICCP (1988), Japiassu (1976), Gaeta e Masetto (2010), Minayo (2007), Teixeira (2002), Paviani (2008) e Silva (2009). O diagnóstico preliminar da pesquisa, nos apresenta que os professores possuem conhecimento básico sobre a interdisciplinaridade, mas que não a promovem em sala de aula, aferimos que a aula ainda segue o formato tradicional, onde o professor de dada disciplina é o único conhecedor do conteúdo e não há interação com os demais assuntos. A interdisciplinaridade, de acordo com conceitos, não reduz nem sobrepõe uma disciplina sobre a outra, mas ao contrário recomenda a integração entre duas ou mais disciplinas ou áreas do conhecimento com a mesma finalidade, por meio de uma abordagem metodológica que unifique teorias e práticas com foco na aprendizagem de maneira a estabelecer uma forma sistêmica de diálogo entre os saberes para que ocorra a interação e inovem a prática educacional.

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Publicado

2017-11-13

Edição

Seção

GT 1 - INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO