LETRAMENTO E INCLUSÃO DIGITAL E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR
Resumo
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a importância do letramento digital a partir da perspectiva da inclusão e suas implicações na formação do inicial do professor tendo como finalidade a integração e uso das TICs na prática docente. Entre as grandes transformações ocorridas nos últimos anos, as TICs têm desempenhado relevante papel no que diz respeito à inovação e ao desenvolvimento econômico, político, social, humano e cultural, mas o uso das mídias digitais tem também contribuído, não só com a exacerbação das desigualdades sociais, mas com a criação de novas formas de iniquidade e de exclusão social. Portanto, pensar a formação inicial do professor requer que tenhamos em mente o dinamismo das novas tecnologias e a complexidade de suas implicações nos diversos setores da sociedade, inclusive, na educação. Assim, percebemos o quanto a questão da formação inicial do professor para a integração das tecnologias de comunicação e informação (TICs) em sua prática é, ainda, um grande desafio para a educação brasileira. A metodologia utilizada para a realização desta pesquisa foi a revisão bibliográfica. Utilizou-se como referencial teórico, autores como Buzato (2006), Freitas (2010), Pereira (2014), Toschi (2014), Soares (2002), Behrens (1999). Resultado de uma pesquisa bibliográfica, estudos apontam a necessidade do professor experienciar o letramento digital em seu processo pedagógico durante sua formação inicial, de modo que o desenvolvimento do seuletramento para uso das TICs em sua prática pedagógica, seja a partir da ótica da inclusão, uma vez que as tecnologias digitais impuseram novos modos de pensar e comunicar, fazendo emergir novas práticas de leitura e escrita mediadas pela tecnologia. Deste modo, o letramento digital na formação inicial do professor poderá contribuir como processo de inclusão social, escolar e digital numa proposta que vá além do uso meramente instrumental das tecnologias digitais.