ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E OS ASPECTOS TRANSDISCIPLINARES: conhecimento e aproximações

Autores

  • Núbia Carla de Souza Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Yara Fonseca de Oliveira Silva

Palavras-chave:

Educação em tempo integral. Transdisciplinaridade. Formação humana integral.

Resumo

A concepção sobre a educação em tempo integral se desenvolve no Brasil nas décadas de 20 e 30 do século XX. Essa nova percepção educacional surge com o intuito de garantir a qualidade educacional a todos, expandindo o tempo de permanência na escola e sustentando a ideia de que não poderia existir disjunção entre a vida e a educação. Apoiados na perspectiva de que a escola tempo integral deve propiciar atividades que fomentem a expansão da dimensão cognitiva concomitantemente com a afetiva e humana dos alunos, o que converge com a concepção de ensino transdisciplinar é que se estabelece como tema desta pesquisa a educação de tempo integral e a transdisciplinaridade, apresentando como questão problematizadora “o que se tem produzido em teses e dissertações que aproxima a perspectiva da transdisciplinaridade à escola de tempo integral?”. Nessa perspectiva, objetivo central é reconhecer os aspectos transdisciplinares em escolas de tempo integral contemplados em teses e dissertações no período de 2010 a 2016. O procedimento metodológico é qualitativo, descritivo, a partir de revisão bibliográfica. Para alcançar o objetivo prescrito, foi realizada uma extensa revisão de literatura, por intermédio do levantamento de teses, dissertações em diversas bases de dados na internet. Após esta revisão bibliográfica, a seleção para compor o arcabouço teórico tem como base Nicolescu (2002), Cavaliere (2002, 2010), Gadotti (2009), Suanno (2015) Battaloso e Moraes (2015) e Pereira (2016). Ao finalizar esta pesquisa, pode-se concluir que, há poucos indicadores de transdisciplinaridade nas escolas de tempo integral nos materiais estudados. É certo que, uma formação inicial e continuada da equipe envolvida, bem como infraestrutura básica é fundamental para que se alcance um trabalho que possibilite essa ponte entre escola de tempo integral e a formação transdisciplinar.

Referências

BATALLOSO, J. M.; MORAES, M. C. Por uma escola transdisciplinar: em busca de indicadores. In: MORAES, M. C.; BATALLOSO, J. M. Transdisciplinaridade, criatividade e educação: fundamentos ontológicos e epistemológicos. Campinas, SP: Papirus, 2015.

CAVALIERE, A. M. Anísio Teixeira e a educação integral. Paidéia, v.20, n. 46, p. 249-259, mai-ago, 2010.

CAVALIERE, A. M. Educação integral: uma nova identidade para a escola brasileira. Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 81, p. 247-270, dez. 2002.

______________. (orgs) Diretrizes do programa ensino integral. Governo do Estado de São Paulo, 2016. p. 28-30.

DIAS, J. F.; CAMARGO, S. A. F.; LIMONTA, S.V. Currículo e didática na escola de tempo integral. In. XVII ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO - ENDIPE, 2014., Fortaleza. Resumos... Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará: EdUEC, 2014.

ESQUINSANI, R. S. S. A trajetória da escola em tempo integral no Brasil: revisão histórica. In.: V CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5., 2008, Aracajú, Sergipe. Resumos... Universidade Federal de Sergipe; Universidade Tiradentes, 2008.

FERREIRA, R. D. S. Escola de tempo integral como inovação educacional: uma experiência na cidade do Recife-PE. 2011. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Instituto de Educação, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa. 2011.

FERREIRA, J. L.; CARPIM, L.; BEBRENS, M. A. Do paradigma tradicional ao paradigma da complexidade: um novo caminhar na educação profissional. B. Téc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 36, n.1, p. 51-59, jan./abr. 2010.

FLACH, C. R. C.; BEHRENS, M. A. Paradigmas educacionais e sua influência na prática pedagógica. In: Congresso Nacional de Educação EDUCARE, 8., 2008, Curitiba. Anais... Curitiba: Programa de Pós Graduação da PUCPR, 2008. p. 12.

GADOTTI, M. Educação Integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009. (Educação Cidadã, 4).

GONÇALVES, A. S. Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral. Cadernos Cenpec, v. 1, n.2, p. 129-135, 2006.

MELO, N, C, S.; ABRANCHES, A. F. P. S. Educação Integral e Transdisciplinaridade: diálogos possíveis e necessários. In: Congresso Nacional de Educação EDUCARE, 12., 2015, Curitiba. Anais... Curitiba: Programa de Pós Graduação da PUCPR, 2015. p. 16.

NEVES, C. M. D. Educação integral e transdisciplinaridade. 2013. 13 f. TCC (Especialização em Educação Integral). Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina. 2013.

NICOLESCU, B. A evolução transdisciplinar: a universidade condição para o desenvolvimento sustentável. Conferência no Congresso Internacional “A responsabilidade da Universidade para com a sociedade”, Invernational Association of Universities, Chulalongkorn University, Bangkok, Thailand, 1997. <http://ciret-transdisciplinarity.org/bulletin/b12c8por.php>

NICOLESCU, B. Um novo tipo de conhecimento – transdisciplinaridade. In. CETRANS (org.) Educação e transdisciplinaridade I, II e III. São Paulo: TRIO/UNESCO, 2002.

PEREIRA, H. B. F. Educação em tempo integral na Rede Municipal de Ensino de Goiânia: múltiplos discursos, múltiplos significados culturais. 2016. 188 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Letras (FL), Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Goiânia, 2016.

ROSA, S. V. L. Reflexões sobre a educação integral na perspectiva da escola unitária de Antonio Gramsci. Disponível em: < https://eventos.fe.ufg.br/up/248/o/4_ROSA__Sandra_Val__ria_Limonta.pdf> Acesso: 20 fev. 2017

SANTOS, A. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista Brasileira de Educação. v. 13, n. 37, jan./abr. 2008.

SANTOS, A. C. S.; SANTOS, A.; VASCONCELOS, H. C. Narrativas de práticas transdisciplinares em programas de pós-graduação da UFRRJ. In. PINHO, M. J.; SUANNO, M. V. R.; SUANNO, J. H.; FERRAZ, E. P. N. (Orgs.) Complexidade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na educação superior. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2015. 188p.

SANTOS, A. C. S. Prefácio. In.: SUANNO, M. V. R.; FREITAS, C. C. (Orgs.) Razão sensível e complexidade na formação de professores: desafios transdisciplinares. Anápolis: Editora UEG, 2016. 322 p.

SOMMERMAN, A. Complexidade e transdisciplinaridade. Terceiro incluído, Goiânia, v.1, n.1, p. 77-89, jan/jun.,2011.

SUANNO, J. H. Ecoformação, transdisciplinaridade e criatividade: a escola e a formação do cidadão do século XXI. In. MORAES, M. C. O pensar complexo na educação: sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014. P. 171-181.

SUANNO, M. V. R. Didática e trabalho docente sob a ótica do pensamento complexo e da transdisciplinaridade. 2015. 493 p. Tese de Doutorado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, pela Universidade Católica de Brasília – UCB, Brasília-DF, 2015.

TRINDADE, S. P. Atitude transdisciplinar nos processos do ensino e da aprendizagem no ensino fundamental. Revista de Estudios e Investigación em Psicología y Educación, España, v. Extr., n. 6, 2015.

Downloads

Publicado

2017-11-13

Edição

Seção

GT 1 - INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO