A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR BACHAREL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA

Autores

  • Jamille Amorim Oliveira UEG
  • Yara Fonseca de Oliveira e Silva

Resumo

O presente trabalho é um recorte da proposta de pesquisa de mestrado que propõe analisar quais os elementos constituem a prática pedagógica dos professores bacharéis atuantes na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A questão é, em que medida essa prática pedagógica, especificamente nos Cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio, se desenvolve e ainda se tem em sua base os conceitos da abordagem sociocultural de Vygotsky na interação com o conhecimento? A pesquisa está fundamentada pelos estudos de Veiga (1992) para tratar sobre a prática pedagógica, e pelas contribuições de Vygotsky (2007), Vieira Abrahão (2012), Masetto (2000) e Tardif (2002) ao contemplar os conceitos centrais de Zona de Desenvolvimento Próximal (ZDP) e Mediação. Em termos metodológicos este estudo pode ser considerado um estudo de caso com base na pesquisa qualitativa e tem comoobjeto a prática pedagógica dos professores bacharéis que atuam no Ensino Médio Integrado do IFG – Câmpus Senador Canedo. Em termos procedimentais, a pesquisa será desenvolvida em quatro etapas, a saber: revisão bibliográfica, a análise documental, pesquisa de campo e a análise de dados conforme os objetivos da pesquisa. Diante da Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a demanda por professores tem aumentado e observa-se diferentes perfis de formação dos docentes que estão atuando nos Institutos Federais que, em sua grande maioria, possuem o curso de bacharelado e qualificação a nível de mestrado e doutorado, sem formação voltada para o ensino.Pretende-se, com essa investigação, contribuir com a reflexão sobre as práticas pedagógicas desempenhadas por esses professores bacharéis, conhecendo melhor a realidade e os desafios enfrentados por eles em um contexto de ensino que possui especificidades relacionadas não só aos processos didático-pedagógicos e de ensino-aprendizagem, mas também dispõe do elemento humano e sua formação e inclusão no mercado de trabalho.

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Publicado

2017-11-13

Edição

Seção

GT 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULO