Estágio Supervisionado em docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental do curso de Pedagogia: nossas primeiras experiências
Palavras-chave:
Formação inicial docente, Estágio Supervisionado, Aprendizagem profissionalResumo
Resumo
Este trabalho caracteriza-se como um relato de experiência sobre o Estágio Supervisionado em docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental, realizado em uma escola pública de ensino fundamental, durante o curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), campus Inhumas. A partir do entendimento do estágio como um momento de singular importância na formação do professor e a partir dos pressupostos teóricos de alguns autores de referência, tais como, Paulo Freire, Selma Garrido Pimenta, Menga Ludke, dentre outros, tem como objetivo apresentar algumas reflexões realizadas com base nos primeiros momentos de inserção e de observação da escola, em seu contexto geral e da sala de aula, em especial. A questão de fundo deste trabalho é analisar a importância das primeiras experiências vividas no estágio para a formação dos novos professores. Como primeiros resultados, ressalta-se o papel do estágio como uma oportunidade significativa no processo de formação da identidade docente.
Referências
BUSSMANN, Antônia Carvalho. O Projeto Politico Pedagógico e a gestão da escola. In: VEIGA, Ilma Passos A. (org). Projeto Politico – Pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 1995.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasilia: MEC/SEB:2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GAUTHIER, Clermont. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 1998.
GOIÁS, Inhumas. Projeto Político Pedagógico da Escola Mundo do Saber, 2017.
IMBERNÓN, Francisco. Novos desafios no século XXI: a necessidade de uma nova formação docente. In: GATTI, Bernadete Angelina (org). Por uma revolução no campo da formação de professores. São Paulo: UNESP, 2015.
LUDKE, Menga. Estágio supervisionado: substantivo fictício? In: GATTI, Bernadete Angelina. Por uma revolução no campo da formação de professores. São Paulo: UNESP, 2015.
PENA, Maria de los Dolores J. Interdisciplinaridade: questão de atitude. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). Práticas Interdisciplinares na Escola. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1994.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidades e saberes na docência. In: ______. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999. p. 15-34.
_________, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.