MENINAS DA VILA: uma perspectiva transdisciplinar do empoderamento feminino
Palavras-chave:
EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA, LINGUAGEMResumo
O presente trabalho pretende discutir a importância de um projeto que atua de forma transdisciplinar na vida de jovens, desenvolvido a partir de vivências nas áreas de artes, esportes e línguas, contribuindo para a formação humana das envolvidas no processo de ensino∕aprendizagem. Os objetivos deste artigo são: analisar o aspecto transdisciplinar do projeto Meninas da Vila e averiguar a importância da oficina para as meninas. A metodologia está de acordo com os pressupostos da pesquisa transdisciplinar, atentando para a possibilidade do uso de vários procedimentos e técnicas na construção da metodologia transdisciplinar a partir dos diálogos e das interações do pesquisador (sujeito transdisciplinar) com seu objeto de pesquisa (objeto transdisciplinar). Ao propor as ações de extensão, a universidade abre espaço para o questionamento de algumas questões sociais e da realidade prática vivenciada pela comunidade ali representada, como a condição de vida das meninas e mulheres que integram as atividades, para que através desse projeto elas possam ter novas oportunidades. Foram feitas entrevistas semi dirigidas com as professoras, voluntárias e alunas das oficinas a fim de verificar as experiências e as consequências das ações desenvolvidas.Referências
REFERÊNCIAS
CAMILO, K.F. e FREITAS, C.C., Espaços de leitura do projeto meninas da vila: uma reflexão sobre sustentabilidade. Anais do XI ENFOPLE. Inhumas: UEG, 2015, p.105-113.
FLICK, U. Introdução a pesquisa qualitativa. 3a. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FRANCO, B. Análise de conteúdo. 2ª edição. Brasília: Líber Livro, 2005.
KLEBA, M. E. e WENDAUSEN, A. Empoderamento: processo de fortalecimento dos sujeitos nos espaços de participação social e democratização política. Saúde Soc. São Paulo, v.18, n.4, p.733-743, 2009.
MORAES, M. C.; VALENTE, J.A..Como pesquisar em educação a partir da Complexidade e da Transdisciplinaridade? São Paulo: Paulus, 2008.
NICOLESCU, B. O Manifesto da Transdisciplinaridade. Tradução de Lucia Pereira de Souza. São Paulo: Triom, 1999.
ONU. Mulheres Brasil e Rede Brasileira do Pacto Global. Baseada na cartilha oficial global dos WEPs (Princípios de Empoderamento das Mulheres, sigla em inglês). 2016. Princípios do empoderamento das mulheres∕igualdade gera negócios.Disponívelem:http://www.onumulheres.org.br/wpcontent/uploads/2016/04/cartilha_WEPs_2016.pdf
PETRAGLIA, I..Educação complexa para uma nova política de civilização. Educar, Curitiba, n. 32, p. 29-41, 2008. Editora UFPR.
SANTOS, A.; BARROS SÁNCHEZ, S. (2010) Métodos interativos na perspectiva da transdisciplinaridade.En Torre, S., Pujol, M.A., Rajadell N., Borja, M. (Coords) Innovación y Creatividad (CD-ROM). Barcelona: Giad.