A INCLUSÃO NA REDE REGULAR DE ENSINO: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE).
Palavras-chave:
Educação, Pedagogia, Diversidade, Inclusão.Resumo
Este texto aborda o tema sobre as políticas públicas na diversidade, na perspectiva de verificar em que medida ocorre a inclusão na rede regular do ensino público, ressaltando a importância do professor como um agente fundamental no processo de inclusão. Para tanto, abordamos o tema inclusão, a importância da escola, o papel do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a formação de professores neste contexto. Tem como objetivos de pesquisa identificar quais são as formas e as atividades desenvolvidas com os alunos que constituem o público-alvo da educação especial, nas salas de recursos Multifuncionais (AEE); e, analisar a formação de professores da rede regular do Ensino público de Inhumas (GO), a fim de identificar práticas pedagógicas voltadas para a inclusão e para as diversidades presentes no contexto escolar. Teve como base teórica autores, como Reis (2013), Lima (2006), Delou (2009), Mantoan (2015), dentre outros e documentos das políticas publicas que tratam do tema. A metodologia utilizada foi qualitativa uma vez que se preocupa com o aprofundamento da compreensão de um grupo social, de maneira exploratória para conhecer e interpretar o funcionamento das Salas de Recursos Multifuncionais. A pesquisa empírica foi desenvolvida por meio de observação e entrevistas a fim de identificar dados na realidade vivenciada no AEE. Os resultados apontam que as salas de recursos multifuncionais são lugares, estratégias e ações que podem favorecer a inclusão, porém a formação docente com o desenvolvimento de autonomia e autoria dos profissionais é requisito básico para uma escola que inclua todas as diferenças e promova aprendizagem de todos.
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