A PRÁTICA DOCENTE DO “BOM PROFESSOR” SOB A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR

Autores

  • Jaqueline Fonseca Veiga Universidade Estadual de Goiás
  • Karolliny Honório da Silva Sá Universidade Estadual de Goiás
  • Maria Margarete Pozzobon Universidade Estadual de Goiás
  • Phablo Fellipe Oliveira Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais da pesquisa que propõe discutir acerca da prática pedagógica do “bom professor”, cujo objetivo é compreender os diferentes aspectos da formação do professor que contribuem para suas práticas. Os objetivos específicos são refletir sobre a formação e a prática docente; discutir as práticas do bom professor segundo Cunha (2006) e apontar características de “bom professor” reconhecidas por alunos da educação básica e superior, destacando as habilidades e as atitudes docentes que os alunos consideram ser importantes para o bom desempenho profissional. A pesquisa é de cunho qualitativo, descreve e analisa os dados coletados por meio de questionário, bem como pesquisa bibliográfica que possibilitou fundamentar a análise e discussão dos dados, tendo como suporte teórico, sobretudo, a pesquisa de Cunha (2006). Partindo da problemática: quais são os saberes, as habilidades, o saber-fazer que os professores mobilizam diariamente para realizar suas diversas atividades na escola? Como se tornar um bom professor? Os dados evidenciaram que os alunos dão importância a aspectos afetivos, como o respeito à pessoa humana e a capacidade de relacionamento. Além de reconhecerem a relevância da didática que privilegia a interação, pois estimula a participação do aluno, a produção do conhecimento, enfim, podendo propiciar a aprendizagem.

 

Palavras-chave: Formação de professores. Prática pedagógica. Bom professor.

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Publicado

2017-11-13

Edição

Seção

GT 7 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO