A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O PAPEL SOCIALIZADOR NA REALIDADE DO SURDO NO BRASIL

Autores

  • Ibrahim Martins Alves PUC-GO

Palavras-chave:

Educação especial, Cultura surda, inclusão

Resumo

Este artigo tem por finalidade estabelecer uma relação sociológica entre a educação inclusiva e a manutenção e disseminação da Cultura Surda. Como subsídio ao assunto tratado, tomam-se trechos dos trabalhos do sociólogo Émile Durkheim, entre outros de igual relevância, de vários estudiosos da cultura surda e intelectuais surdos. Algumas teorias foram oportunamente colocadas para dar embasamento teórico ao discurso sobre educação inclusiva. A construção do artigo vislumbra áreas da Sociologia no âmbito cultural, associando-as à construção da identidade surda na realidade atual da educação inclusiva no Brasil, adentrando em outras vertentes educacionais alternativas, como a escola bilíngüe. 

Biografia do Autor

  • Ibrahim Martins Alves, PUC-GO
    Farmacêutico - Bioquímico, pós graduado em Educação Especial, Professor efetivo da Sec. de Educação do Estado Goiás, Mestrando em Educação pela PUC-GO

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Publicado

2017-11-13

Edição

Seção

GT 6 - DIVERSIDADE, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL