HORIZONTES TRANSDISCIPLINARES PARA A MUDANÇA: a Rede Internacional de Escolas Criativas
Resumo
A educação escolar no modo que se organiza convencionalmente tem sido fortemente questionada na contemporaneidade quanto a sua relevância. Destaca-se a necessidade de repensar a escolarização, o que inclui a valorização de experiências alternativas que tem crescido no contexto brasileiro recente. Além disto, emerge a compreensão de que os horizontes de mudança na educação precisam se dar de modo mais profundo e sólido, a partir de uma transição paradigmática. Neste cenário, o estudo teórico aqui apresentado tem como objetivo discutir a emergência da Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC a partir dos referenciais da complexidade e da transdisciplinaridade. Entendemos que não basta mudar a superficialidade das práticas educacionais, mas é preciso refundar suas bases por meio de uma abertura paradigmática. Assim, apresentamos a complexidade e a transdisciplinaridade e sua influência em estudos educacionais, colocando novas pautas e indicadores potentes para repensar a escola de modo que seja humanizada, tecnológica, inovadora, ecológica, criativa, flexível, centrada no desenvolvimento integral do estudante e da sociedade. Neste sentido, discutimos como a RIEC vem empreendendo esta tarefa ao reconhecer e potencializar práticas e escolas criativas na perspectiva do pensar transcomplexo. Mencionamos o Instrumento para Valorar o Desenvolvimento Criativo de Instituições Educativas – VADECRIE como possibilidade de orientação na identificação e construção de uma educação distinta da que é atualmente hegemônica. Por fim, consideramos que a RIEC e o VADECRIE não podem ser tomados de forma superficial e classificatória, mas como propostas de repensar a educação em modos plurais de constituição e não na definição de um modelo único de escola como superior.
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