UMA INTRODUÇÃO À EPISTEMOLOGIA MARXISTA NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL.
Resumo
O objetivo deste estudo é desvelar e enfatizar a epistemologia marxista na obra vygotskyana, ressaltando alguns de seus conceitos e categorias para melhor entendermos os caminhos percorridos por Vygotsky para fundamentar sua nova psicologia – a perspectiva histórico-cultural. Sobre os pressupostos de Marx e Engels, Vygotsky pode desenvolver cientificamente uma nova visão de homem e mundo, e, portanto, a interação dos homens com seus semelhantes e com a natureza, constituindo assim as funções psicológicas superiores. Um dos maiores intelectuais de todos os tempos Karl Marx (1818-1883), ao elaborar sua teoria sobre a sociedade civil burguesa teve que percorrer pelos campos da filosofia, economia política, literatura entre outras obras. O materialismo histórico dialético valoriza e enfatiza os contextos históricos da humanidade em convivência social, enfatizando suas práticas sociais e a evolução da mesma. A dialética marxista é um processo, um movimento temporal de constituição dos seres e de suas significações, esse processo depende fundamentalmente do modo como os homens determinados e em condições determinadas entram em relação entre si e com a natureza. Portanto, para desenvolver este trabalho foi realizada a pesquisa bibliográfica ressaltando as obras de autores especializados no tema proposto e também à obras dos próprios autores em investigação. Podemos concluir sistematicamente com essa pesquisa, que sobre a matriz epistemológica do materialismo histórico dialético Vygotsky fundamentou sua teoria com premissas psicológicas diferenciadas de sua época e elucidamos também a importância de entender a epistemologia teórica de grandes estudiosos para compreender criticamente seus propósitos e principalmente sua pertinência nos debates educacionais atuais.