ESCOLA PÚBLICA E AS POLÍTICAS ECONÔMICAS: DILEMAS EM TORNO DAS FINALIDADES E OBJETIVOS
Palavras-chave:
Escola pública, Dualismo da escola, Finalidades da escola, Função social da escola.Resumo
O presente estudo tem como objetivo promover uma reflexão sobre os dilemas e objetivos da escola pública ressaltando sua função na formação cultural e científica e seus propósitos no atendimento de alunos populares, contrapondo ao ideais promovidos pela políticas internacionais de economia. Faz-se um recorte a partir do texto “O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres” de Libâneo. Este é resultado de uma pesquisa bibliográfica, utilizando como procedimento a análise de conteúdo em uma literatura especializada na temática abordada, tendo como base de argumentos o documento elaborado a partir da Conferência de Jomtien 1990. E como base para a análise a visão crítica-dialética, fundamentada na perspectiva de Saviani e Libâneo. O texto divide-se em um breve levantamento histórico da dualidade da escola pública, embutida nas políticas educacionais, enfatiza uma discussão sobre o atendimento da própria para o alunado menos favorecido economicamente, e traz em comento as contribuições da teoria crítica-dialética para discutir sobre a função social da escola, e o papel que os professores tem desenvolvido nestas propostas. A conclusão ressalta sobre possibilidades sugeridas pelos autores em construir uma escola dialética, que acolha, que inclua, entretanto que também cumpra seu papel de ensinar conceitos científicos, numa visão de que a maiorfunção da escola é promover o desenvolvimento integral do ser humano. E para que a escola realize tal função não deva a mesma amenizar, diminuir ou reestruturar-se em conteúdos mínimos, para os alunos pobres. Mas deve-se criar políticas que favoreçam a todos condições de aprender o máximo, diminuindo assim a distância e dicotomia entre acolhimento e conhecimento.
Palavras-chave: 1-Escola pública.2-Dualismo da escola.3-Finalidades da escola. 4-Função social da escola.
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