ESCOLA PÚBLICA E AS POLÍTICAS ECONÔMICAS: DILEMAS EM TORNO DAS FINALIDADES E OBJETIVOS

Autores

Palavras-chave:

Escola pública, Dualismo da escola, Finalidades da escola, Função social da escola.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo promover uma reflexão sobre os dilemas e objetivos da escola pública ressaltando sua função na formação cultural e científica e seus propósitos no atendimento de alunos populares, contrapondo ao ideais promovidos pela políticas internacionais de economia. Faz-se um recorte a partir do texto “O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres” de Libâneo. Este é resultado de uma pesquisa bibliográfica, utilizando como procedimento a análise de conteúdo em uma literatura especializada na temática abordada, tendo como base de argumentos o documento elaborado a partir da Conferência de Jomtien 1990. E como base para a análise a visão crítica-dialética, fundamentada na perspectiva de Saviani e Libâneo. O texto divide-se em um breve levantamento histórico da dualidade da escola pública, embutida nas políticas educacionais, enfatiza uma discussão sobre o atendimento da própria para o alunado menos favorecido economicamente, e traz em comento as contribuições da teoria crítica-dialética para discutir sobre a função social da escola, e o papel que os professores tem desenvolvido nestas propostas. A conclusão ressalta sobre possibilidades sugeridas pelos autores em construir uma escola dialética, que acolha, que inclua, entretanto que também cumpra seu papel de ensinar conceitos científicos, numa visão de que a maior

função da escola é promover o desenvolvimento integral do ser humano. E para que a escola realize tal função não deva a mesma amenizar, diminuir ou reestruturar-se em conteúdos mínimos, para os alunos pobres. Mas deve-se criar políticas que favoreçam a todos condições de aprender o máximo, diminuindo assim a distância e dicotomia entre acolhimento e conhecimento.
Palavras-chave: 1-Escola pública.2-Dualismo da escola.3-Finalidades da escola. 4-Função social da escola.

Biografia do Autor

  • Luciana da Silva Martins, Pontíficia Universidade Católica de Goiás-PUC
    Luciana da Silva Martins é mestranda  em Educação pela PUC-GO, Linha de Pesquisa Teorias e Processos Pedagógicos. Atua na Educação básica e participa do grupo de Pesquisa da Capes- Pensamento Educacional Brasileiro. Os signátarios do manifesto da Educação Nova-1932.

Referências

DECLARAÇÃO MUNDIAL SOBRE EDUCAÇÃO PARA TODOS; satisfação das necessidades básicas de aprendizagem Jomtiem.,1990. UNESCO,1998.

EVANGELISTA, Olinda. Qualidade da Educação Publica: Estado e organismos multilaterais in, LIBÂNEO, José Carlos, SUANNO, Marilza Vanessa Rosa, LIMONTA, SANDRA Valéria- Qualidade da Escola Pública: Políticas educacionais, didática e formação de professores. CEPED, Goiânia, .

GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação. Um estudo introdutório. 10 ed. São Paulo, Cortez, 1997

LIBÂNEO, José Carlos. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.38, n.1 p.13-28, 2012

_________________.Formação de Professores e Didática para Desenvolvimento Humano. Educação e realidade, Porto Alegre, v.40,n.2, p.629-650, abr./jun.2015.

LOPES,Alice Casimiro, MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

SAVIANI, Dermeval. Histórias das ideias pedagógicas no Brasil. 4ª Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

PETITAT, André. Produção da Escola Produção da Sociedade. Análise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no ocidente. Trad. GRUMAN Eunice. Artes Médicas, Porto Alegre,1994.

Downloads

Publicado

2017-11-13

Edição

Seção

GT 2 - TRABALHO, EDUCAÇÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS