MELHORIA DO FUNCIONAMENTO DA ESCOLA POR MEIO DA VALORIZAÇÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL
Palavras-chave:
Escola. Cultura. Gestão Democrática.Resumo
Educação e cultura estão interligadas e a escola como espaço híbrido com suas culturas passa por transformações em sua identidade histórica, hora influenciada pela realidade que lhe cerca hora, pelas determinações legais a qual está sujeita, tornando-se uma organização única. Com a predominância da burocratização educacional emperrando o processo da práxis escolar, surge a necessidade de reflexão sobre a cultura organizacional da escola. Este artigo tem como objetivo confrontar os modelos de gestão fundamentados nas imagens organizacionais da escola e no princípio constitucional de gestão democrática na escola pública, bem como os desafios do gestor escolar na perspectiva de uma gestão democrática nas organizações escolares que buscam se adequar aos novos padrões da sociedade atual, por meio da cultura e da prática de gestão participativa, analisando em especial a cultura da Escola Estadual “Busca da Prática Democrática”. O trabalho divide-se em duas partes. A primeira abordará a Escola como Cultura, os aspectos importantes que estão relacionados com cultura organizacional e a organização escolar. A segunda parte apresenta o relato da pesquisa na referida escola, analisando seu perfil cultural, o qual vive a dualidade entre seguir as normas do sistema estadual de educação e a realidade cultural de sua comunidade. A discussão resulta de pesquisa qualitativa, empírica a partir do referencial teórico de Jorge Adelino Costa, com o tema A Escola como Cultura, de seu livro Imagens Organizacionais da Escola. Os dados foram coletados por meio de observação, análise de documentos, questionário semiestruturado e entrevistas com alguns componentes do grupo gestor da instituição, mãe e alunos.
Referências
ARRAIS, Tadeu Alencar. O grand tour da educação goiana: capitalização pública do sistema privado via organizações sociais. Territorial. Disponível em <http://www.cadernoterritorial.com/news>. Acesso em: 15 maio 2016. (Caderno eletrônico de textos).
ARAÚJO, Adilson César de. Gestão democrática da educação: a posição dos docentes. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília. 2000.
BRZEZINSKI, Iria; MENEZES JUNIOR, Antônio. Proposta de trabalho da disciplina Gestão Educacional. Goiânia, PUC Goiás, 2016.
COSTA, Jorge Adelino. Imagens organizacionais da escola. Edições Asa: Lisboa, 1998.
DOURADO, Luiz F. (org.). Conselho Escolar e o Financiamento da Educação no Brasil. Cadernos do Programa de Fortalecimento dos Conselhos escolares. Brasília: MEC, 2006.
MOREIRA, Antônio Flavio Barbosa; CANDAU Vera Maria. Educação escolar e cultura(s):construindo caminhos . Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n23/n23a11>. Acesso em:16jun 2016.
OLIVEIRA, Dalilla Andrade. Gestão Democrática da Educação: Desafios Contemporâneos. Petrópolis-RJ: Vozes, 2015;
PARO, Vitor Henrique. Diretor escolar: educador ou gerente? São Paulo: Cortez, 2015.
TEIXEIRA, Lúcia Helena. Cultura organizacional da escola: uma perspectiva de análise e conhecimento da unidade escolar. Revista Brasileira de Administração da Educação, ANPAE, Brasília: v.16, n.1, p. 7-22, jan./jun. 2000.