Avaliação na Educação Infantil:reflexões sobre a ação educativa e os instrumentos de avaliação.
Palavras-chave:
Avaliação, Educação Infantil, Ação Educativa.Resumo
Este trabalho tem como objetivo apontar os elementos constitutivos do processo avaliativo na Educação Infantil. Por se tratar de um assunto pouco discutido, nosso interesse surge a partir do estágio supervisionado oferecido pela Faculdade Araguaia para o curso de Pedagogia. A partir desse primeiro momento, optamos por refletr sobre as relações da avaliação na educação infantil e a ação educativa assim, como os instrumentos selecionados para tal avaliação. Cnsideramos importante discutir e refletir sobre a práxis do professor e a melhoria da qualidade de ensino Tendo em vista que a avaliação na educação infantil não é realizad por meio de notas e classificações. Desse modo, verifica-se que ela apresenta uma especificidade, que deve ser atendida para que o processo de acompanhamento do desenvolvimento infantil seja realizada com exito e propicie a melhoria da qualidade do ensino.Referências
“o processo avaliativo em sua concepção mediadora preocupa-se em preencher formulários de rotina e por outro lado à formalização em excesso do processo avaliativo desvirtua o real significado da avaliação.” HOFFMANN 2010,p.16).
“ou seja, acompanhar, em avaliação mediadora, é permanecer atento a cada criança, pensando em suas ações e reações, “sentindo”, percebendo seus diferentes jeitos de ser e de aprender " (HOFFMANN, p.14, 2015).
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Publicado
2017-11-13
Edição
Seção
GT 5 - EDUCAÇÃO INFANTIL