Avaliação na Educação Infantil:reflexões sobre a ação educativa e os instrumentos de avaliação.

Autores

  • Cristiane;Yasmin Vilela de Souza;Sharon Costa Queiroz Faculdade Araguaia

Palavras-chave:

Avaliação, Educação Infantil, Ação Educativa.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apontar os elementos constitutivos do processo avaliativo na Educação Infantil. Por se tratar de um assunto pouco discutido, nosso interesse surge a partir do estágio supervisionado oferecido pela Faculdade Araguaia para o curso de Pedagogia. A partir desse primeiro momento, optamos por refletr sobre as relações da avaliação na educação infantil e a ação educativa assim, como os instrumentos selecionados para tal avaliação. Cnsideramos importante discutir e refletir sobre a práxis do professor e a melhoria da qualidade de ensino Tendo em vista que a avaliação na educação infantil não é realizad por meio de notas e classificações. Desse modo, verifica-se que ela apresenta uma especificidade, que deve ser atendida para que o processo de acompanhamento do desenvolvimento infantil seja realizada com exito e propicie a melhoria da qualidade do ensino.

Biografia do Autor

  • Cristiane;Yasmin Vilela de Souza;Sharon Costa Queiroz, Faculdade Araguaia
    Tenho 28 anos, sou estudante do curso de Pedagogia e retendo atuar como professora no Ensino Fundamental.Meu interesse de pesquisa é o seguinte assunto: Avaliação na Educação Infantil.

Referências

“o processo avaliativo em sua concepção mediadora preocupa-se em preencher formulários de rotina e por outro lado à formalização em excesso do processo avaliativo desvirtua o real significado da avaliação.” HOFFMANN 2010,p.16).

“ou seja, acompanhar, em avaliação mediadora, é permanecer atento a cada criança, pensando em suas ações e reações, “sentindo”, percebendo seus diferentes jeitos de ser e de aprender " (HOFFMANN, p.14, 2015).

Downloads

Publicado

2017-11-13

Edição

Seção

GT 5 - EDUCAÇÃO INFANTIL