FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE: REFLEXÕES NO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Fernanda Daniela Paiva Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Formação Inicial do Professor, Transdisciplinaridade, Interdisciplinaridade, Pedagogia, Universidade Estadual de Goiás

Resumo

O presente artigo tem por objetivo compreender e analisar em que medida os conceitos da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade se fazem presentes na Formação Inicial de Professores do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (UEG/Campus Inhumas), considerando, para essa análise, a perspectiva do sujeito e da subjetividade no processo de formação de professores. A partir da constatação de características da inter e da transdisciplinaridade, viso compreender como elas podem transformar, contribuir ou ainda ressignificar esse aluno e seu formador. A metodologia utilizada para realizar esta pesquisa tem o intuito de ampliar o olhar e a percepção de pesquisador e pesquisado, conforme propõe a pesquisa com abordagem transdisciplinar, por isso, ela é de caráter qualitativo e realizada por meio de uma entrevista semiestruturada, com perguntas discursivas e direcionadas, deixando emergir a subjetividade do pesquisado e as percepções do pesquisador.Para compreender a formação docente e como ocorre a formação inicial desse profissional, trouxe as contribuições de estudiosos como Pimenta e Libâneo (1999), Freire (2004) e Moraes (2007), que abordam elementos estruturais, saberes e processos necessários a essa formação docente. Para fomentar as reflexões sobre a Interdisciplinaridade, a Transdisciplinaridade e seus elementos constitutivos, a Complexidade e o Pensamento Complexo, a Subjetividade e suas ligações e relações com a Educação, me apoiei em autores como Edgar Morin (2000), Izabel Petraglia (2013), Maria Cândida Moraes (2008) e Marilza Suanno (2014). Ao final apresento sugestões de ações pontuais de melhoria nos processos de formação e apresento considerações sobre as ações e atitudes que fazem parte da prática do docente formador, nas quais são identificadas elementos da interdisciplinaridade, inspirados na transdisciplinaridade, que refletirão no aprendizado, na construção da identidade e na prática dos seus alunos/professores em formação inicial.

Biografia do Autor

  • Fernanda Daniela Paiva, Universidade Estadual de Goiás
    Bacharel em Administração de Empresas na FIPEP-SP e Especialização em Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade na Educação pela UEG

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Ed.29º, São Paulo: Paz e Terra (Coleção Leitura), 2004.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). ENADE 2014: Relatório de área - Pedagogia. 07/04/2016

INSTITUTO PAULO FREIRE. Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira. S/D. Disponível em: <http://www.paulofreire.org/paulo-freire-patrono-da-educacao-brasileira>. Acesso em: 25/04/2017.

LIBÂNEO, José Carlos; PIMENTA, Selma Garrido. Formação de profissionais da educação: Visão crítica e perspectiva de mudança. Educação & Sociedade – Revista de Ciências da Educação da Unicamp, Campinas-SP, nº 68, p. 239-277, Dezembro/1999.

MORAES, Maria Cândida. A formação do educador a partir da complexidade e da transdisciplinaridade. Revista Dialogo Educacional – Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR. Curitiba, v. 7, n. 22, p.13-38, 2007.

MORAES, Maria Cândida. Ecologia dos saberes: complexidade, transdisciplinaridade e educação: novos fundamentos para iluminar práticas educacionais. São Paulo: Antakarana/WHH-Willis Harman House, 2008a.

MORAES, M. C.; VALENTE, J. A. Como pesquisar em educação a partir da complexidade e da transdisciplinaridade? São Paulo: Paulus, 2008b.

MORAES, Maria Cândida. Transdisciplinaridade, criatividade e educação: fundamentos ontológicos e epistemológicos/Maria Cândida Moraes, colaboração de Juan Miguel Batalloso Navas. Campinas, SP: Papirus, 2015.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.

PETRAGLIA, Izabel. Educação e complexidade: os sete saberes na prática pedagógica. In: MORAES, Maria Cândida; ALMEIDA, Maria da Conceição. (Org.). Os Sete Saberes Necessários à Educação do Presente: por uma educação transformadora. 1ed.Rio de Janeiro: WAK, 2012, v. 1, p. 129-147.

PETRAGLIA, Izabel. Pensamento complexo e educação. São Paulo: Livraria da Física, 2013.

SANTOS, Silvia A. dos. Formação de professores nos cursos de pedagogia do Brasil: as repercussões das políticas educacionais pós 1990. 2008. Dissertação de Mestrado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, pela Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes – UEL, Londrina.

SUANNO, Marilza V. R.. Em busca da compreensão do conceito de transdisciplinaridade. In: MORAES, Maria C.; SUANNO, João H. (Org.). O pensar complexo na educação: sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014a. p. 99-126.

SUANNO, Marilza V. R.. Didática transdisciplinar emergente. In: XVII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. A didática e a Prática de Ensino nas relações entre a escola, a formação de professores e a sociedade. Fortaleza: UECE, 2014b. v. 1. p. 01571-01583.

SUANNO, Marilza V. R. Didática e trabalho docente sob a ótica do pensamento complexo e da transdisciplinaridade. 2015. 493 p. Tese de Doutorado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, pela Universidade Católica de Brasília – UCB, Brasília-DF.

SUANNO, Marilza V. R.; SILVA, Yara F. de O. e. Pesquisa de natureza complexa e transdisciplinar na formação de professores. In: SUANNO, Marilza V. R.; FREITAS, Carla C. De (Org.). Razão sensível e complexidade na formação de professores: Desafios Transdisciplinares. Anápolis: Editora UEG, 2016, p. 17-47.

Downloads

Publicado

2017-11-13

Edição

Seção

GT 1 - INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO