TRANSDISCIPLINARIDADE: (RE)PENSAR O TRABALHO DOCENTE NESSA NOVA PERSPECTIVA EMERGENTE
Palavras-chave:
Formação. Sujeito. Mudanças. Transdisciplinaridade.Resumo
O paradigma educacional emergente, no qual este trabalho de conclusão da Pós-Graduação se fundamenta, apresenta desafios de reconfiguração e reorganização dos conhecimentos, das relações, das aprendizagens e do estilo de vida. Emergem assim, intencionalidade e proposições, rumo a um novo modo de pensar, rompendo com a linearidade e a fragmentação do conhecimento, na busca por pensar complexo, religando saberes, com ampliação a formação humana, em perspectiva da auto-hetero-ecoformação, e as novas perspectivas de serprofessor(a) no século XXI. Este é um espaço de articulação entre Universidade/pós-graduandos/Comunidade no intuito aprimorar conhecimentos, habilidades, atitudes, valores, criar práticas didático-pedagógicas, e construir mediação transdisciplinar ao pensar complexo e desenvolver as atividades propostas em prol da aprendizagem dos educandos, pois estes dão significado ao mundo, e são co-construtores ativos. Os objetivos desse artigo é poder contribuir a partir da metodologia da pesquisa qualitativa transdisciplinar (SUANNO, 2015), pela revisão bibliográfica e da pesquisa de campo, por meio da coleta de dados referente àsrespostas do questionário aplicado nos próprios pós-graduandos da UEG, da segunda turma, etrazer reflexões da formação de professores nessa nova perspectiva transdisciplinar, que propõeum olhar integral do ser humano. Mediante os resultados alcançadosfoi possível compreender que o curso de Inter\Transdisciplinar na Educação contribuiu muito no repensar a prática pedagógica, mesmos paraos pós-graduandos que não tiveram a oportunidade de lecionar, esse curso proporcionou ummovimento significativo para se percebero aluno como sujeito integral, quebrando a visão linear, fragmentada das disciplinas, e pensar em uma educação mais humana. Valoriza-se, nesta perspectiva, a parceria entre Universidadee o curso de pós-graduação como uma atividade que articula ensino-pesquisa-extensão, e envolve diálogo, reflexão e ação coletiva e colaborativa na vida da escola e na formação de professores.