AS MÍDIAS SOCIAIS COMO POSSIBILITADORAS DE APRENDIZAGEM: experiências no grupo de estudos

Autores

  • Ana Caroline de Sousa Martins
  • Naiane Prazer Silva
  • Andrey Pereira de Castro
  • Andrea Kochhann

Palavras-chave:

Mídias Educacionais. Grupo de estudos. Formação de Professores.

Resumo

Este artigo se propõe a discutir a utilização das mídias sociais como WhatsApp, Facebook, Skype, SlideShare, Google Doc e outros como recursos pedagógicos pelo Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade – GEFOPI, podendo ser estas facilitadoras do processo de aprendizagem e interações sociais que motivam a construção de conhecimento. O GEFOPI é um grupo de estudos que se constituiu a onze anos na Universidade Estadual de Goiás, no Câmpus São Luis de Montes Belos, em 2006, com acadêmicos de Pedagogia, a partir de dificuldade no ensino, com leitura, interpretação e escrita. Ao passo que os estudos ocorriam para superar as questões do ensino, percebeu-se a importância da realização de projetos de pesquisa e de extensão vinculados as atividades do ensino, no sentido de favorecer a superação das dificuldades diagnosticadas no ensino. Assim, foram elaborados projetos para trabalhar a unidade teoria e prática e desenvolver a leitura, a interpretação, a escrita e a apresentação de trabalhos, pois os componentes do grupo passaram a participar de eventos com apresentação de trabalhos. Ao longo dos anos, os componentes do grupo foram crescendo quantitativamente e com ganhos significativos em seu processo formativo. Em 2015 o GEFOPI se estabeleceu também no Câmpus Jussara, começando com os acadêmicos de Matemática e Letras, a partir de atividades de ensino e no ano seguinte com pesquisa e extensão. Em 2017 o GEFOPI se estabeleceu nos Câmpus Luziânia e Formosa, com acadêmicos de Pedagogia e Química. Para além de acadêmicos, o GEFOPI tem como partícipes, docentes, egressos e comunidade em geral. Como pode ser visto o grupo é grande e territorialmente espalhado no Estado de Goiás, por isso, as mídias se torna importantes para a efetivação das atividades do GEFOPI.

Referências

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Publicado

2017-11-13

Edição

Seção

GT 4 - MÍDIAS, ARTE E EDUCAÇÃO