AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Josilene Pereira da Costa Universidade Estadual de Goiás
  • Lindalva Pessoni Santos Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Educação Infantil. Múltiplas Linguagens. Práticas Pedagógicas

Resumo

Este trabalho teve como objetivo principal investigar a necessidade e a relevância do trabalho com as múltiplas linguagens na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Tal percurso metodológico possibilita um aprofundamento e maior compreensão do objeto de estudo. A aprendizagem significativa na educação infantil, ocorre quando é explorado por meio das múltiplas linguagens; o professor da educação infantil deve ter uma ação pedagógica que articule as múltiplas linguagens como essenciais no processo de aquisição do conhecimento, colocando as mesmas como essenciais para atingir a formação integral das crianças. Ao falarmos em linguagem é comum nos remetermos à linguagem verbal e escrita que, sem dúvida, é fundamental para o desenvolvimento infantil, porém, algumas propostas pedagógicas acabam priorizando apenas essas duas no trabalho com as crianças, em detrimento de outras como a corporal, a artística, a musical, etc. Dessa forma acabam privando as crianças de novas vivências e novas experiências que favoreçam a ampliação dos seus conhecimentos. Nesse sentido, a organização do trabalho pedagógico na educação infantil precisa superar o entendimento restrito de linguagem apenas como oralidade e escrita, procurando ampliá-lo face à percepção de que a criança se comunica e se expressa por meio de múltiplas linguagens. Sendo assim, as instituições de Educação infantil devem desenvolver uma proposta pedagógica norteada pelas múltiplas linguagens, reconhecendo e compreendendo a criança em sua totalidade. Para encaminhar esta pesquisa nos fundamentamos em autores como Farias e Salles (2012), Faria e Dias, Oliveira (2012), Brandão e Leal ( 2011), entre outros autores.

 Palavras-chave: Educação Infantil. Múltiplas Linguagens. Práticas Pedagógicas

Referências

BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; LEAL, Telma Carolina Perrusi. Alfabetizar e letrar na Educação Infantil: o que significa? In: BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; ROSA, Ester Calland de Sousa (Orgs.). Ler e escrever na educação infantil – discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2011, p.13-30.

BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; ROSA, Ester Calland de Sousa.Entrando na roda: as histórias na educação infantil. In: BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; ROSA, Ester Calland de Sousa (Orgs.).Ler e escrever na educação infantil – discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2011, p.33-49.

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Ministérioda. PARECER CNE/CEB nº 20/2009 de 11 de novembro de 2009. Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil. Brasília: Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. nov. 2009.

CORSINO, Patrícia. Trabalhando com projetos na educação infantil. In: CORSINO, Patrícia (org). Educação infantil cotidiano e politicas. Campinas, SP: Autores associados, 2009, 117-121.

FARIA, Vitória Lima Barreto, SALLES, Fatima. Currículo na educação infantil: dialogo com os demais elementos da proposta pedagógica. 2.ed.[ver. e ampl.]. São Paulo: Ática, 2012.

FARIA, Vitória Lima Barreto; DIAS, Fátima Regina Teixeira de Salles. Currículo na Educação Infantil: diálogo com os demais elementos da proposta pedagógica. São Paulo: Scipione, 2007.

LEAL, Telma Ferraz; SILVA, Alexsandro da. Brincando, as crianças aprendem a falar e apensar sobre a língua. In: BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; ROSA, Ester Calland de Sousa (Orgs.).Ler e escrever na educação infantil – discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2011, p.53-70.

MALAGUZZI, Loris. (1994). Ao contrário as cem existem. Bambini. Milão, nº 2 adução livre de Ana Lúcia Goulart de Faria, Patrízia Piozzi e Maria Carmem Barbosa).

MAFFIOLETTI, Leda de Albuquerque, Práticas musicais na escola infantil. In: CRAYD, Maria, KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva (Orgs.). Educação infantil – para que te quero? Porto Alegre: Armed, 2001.

OLIVEIRA, Zilma Ramos de; MARANHÃO, Damires; ABBUD, Ieda. Et AL. O trabalho do professor na Educação Infantil. São Paulo: Biruta, 2012.

Downloads

Publicado

2017-11-13

Edição

Seção

GT 5 - EDUCAÇÃO INFANTIL