PRÁTICAS TRANSDISCIPLINARES: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO HUMANA

Autores

  • Maria Helena Silva Fernandes
  • Marlene Barbosa de Freitas Reis

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Transdisciplinaridade. Diversidade. Formação Humana

Resumo

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa campo- Estudo de caso- a qual apresenta reflexões/resultados sobre as possíveis práticas transdisciplinares de uma professora de uma escola da rede pública de ensino. Tem como objetivo verificar a superação de fragmentações de tempo, espaço, disciplinas, ressaltando a perspectiva transdisciplinar ou práticas transdisciplinares para uma formação humana. Como justificativa pretende compreender discutir os conceitos de inter e transdisciplinaridade a fim de refletir as possíveis contribuições dessas práticas para o conhecimento. O trabalho se inicia com uma breve abordagem de termos que foram relevantes para os estudos do curso de Pós Graduação Lato Sensu em Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade na Educação. Em seguida foi realizada uma análise das observações e também de um questionário respondido pela professora pesquisada. Para o desenvolvimento desse artigo foram utilizados autores como MORIN (2007); SUANNO (2013) SUANNO( 2009, 2016); SANTOS (2004); MORAES (2015).

Downloads

Publicado

2018-02-15

Edição

Seção

GT 1 - INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO