A COMPREENSÃO DE TEXTO NO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS

Autores

  • Wesley Luis Carvalhaes Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Compreensão de texto, Ensino de leitura, Livro didático de português. Interação verbal.

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados da pesquisa “Leitura e compreensão de textos: análises de livros didáticos de português” (PrP/CP nº 331/2012), desenvolvida entre agosto de 2012 e julho de 2017.  Consoante os estudos da linguística contemporânea, são analisadas, à luz das contribuições teóricas dos estudos do texto e do discurso, as operações propostas por questões de compreensão de texto no livro didático de português (LDP), verificando como essas questões concretizam as concepções de língua, texto, ensino e leitura que os autores do livro apresentam no manual do professor que acompanha o LDP. Para o tratamento do objeto de estudo, utiliza-se a metodologia da pesquisa documental com abordagem qualitativa. A investigação documental permite a compreensão da realidade por meio do documento, entendido como tudo aquilo que o ser humano cria e que se mostra como indício de sua ação. A pesquisa analisou as quatro coleções didáticas mais adotadas pelas escolas públicas estaduais de Goiânia no triênio 2011-2013 do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para o trabalho com língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental. Entretanto, neste artigo, por razões formais e de normatização, são apresentados os dados relativos à análise de um dos LDP destinados ao trabalho com o 9º ano do ensino fundamental. As análises identificam que o manual do professor do LDP investigado apresenta, como suporte teórico para a elaboração do livro, noções de língua, texto e leitura fundamentadas sobre a concepção bakhtiniana de língua como interação verbal. Mas essas noções não se concretizam na maioria dos exercícios propostos para o trabalho com o texto, o que caracteriza uma contradição entre o manual do professor do material em questão e as questões propostas no mesmo LDP.

Biografia do Autor

  • Wesley Luis Carvalhaes, Universidade Estadual de Goiás
    Doutor em Letras e Linguística - Estudos Linguísticos - na Universidade Federal e Goiás, é Mestre em Letras e Linguística (2009) pela mesma instituição, onde também cursou a graduação em Letras-Português (2005). É graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2000). Atualmente, é professor efetivo de língua portuguesa e linguística na Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Inhumas, e dedica-se a pesquisas sobre o modo como se dá a leitura, compreensão e interpretação de textos, tomando como corpus o livro didático de português, à luz dos construtos teóricos derivados dos estudos do texto e do discurso. Interessa-se, também, por pesquisas que discutem a interface filosofia-linguística, notadamente aquelas ligadas à filosofia da linguagem e às teorias do signo.

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Publicado

2017-11-13

Edição

Seção

SIMPÓSIO DE PESQUISA E EXTENSÃO