O PENSAMENTO COMPLEXO E TRANSDISCIPLINAR NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR

Autores

  • Luizmar Vieira da Silva Júnior

Palavras-chave:

Educação, Prática Pedagógica, Pensamento Complexo e Transdisciplinar

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo compreender quais as concepções de complexidade, transdisciplinaridade e pensamento complexo, e como tais concepções podem ou não suscitar influencias significativas na prática pedagógica dos professores que são alunos da 2° Turma do curso de pós-graduação lato sensu em Trasndisciplinaridade e Interdisciplinaridade na Educação, oferecido pela Universidade Estadual de Goiás - Campus Inhumas. Quanto ao método e a metodologia de pesquisa, a discussão foi feita em torno da teoria do pensamento complexa e transdisciplinar, com abordagem em caráter qualitativo, e tendo como tipo de pesquisa, a pesquisa bibliográfica, e a pesquisa de campo, com entrevista por meio da aplicação de questionário com dez (10) professores que são alunos da 2° Turma do curso de pós-graduação lato sensu em Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade na Educação. Diante das análises, conseguiu-se compreender que a concepção de pensamento complexo foi a que teve maior compreensão entre os entrevistados, seguido da concepção de transdisciplinaridade, e por último, da concepção de complexidade. Para, além disso, percebe-se que os relatos de seis (06) entrevistados apresentaram uma congruência entre: a compreensão das concepções de complexidade, transdisciplinaridade e pensamento complexo; a reflexão da contribuição para a sua prática pedagógica e a descrição da vivência, como foi os casos dos entrevistados: “A”, “C”, “D”,”H”,”I”,”J”. Em contrapartida, quatro (04) entrevistados - “B”, “E’, “F’ e “G” - não demonstraram uma congruência entre a compreensão das concepções e a descrição da vivência. A partir disso, conclui-se que seis (06) dos dez (10) entrevistados foram influenciados pela perspectiva do pensamento complexo e transdisciplinar, tanto que buscaram superar as fronteiras da teoria, e tentaram implantar os conhecimentos da perspectiva complexa na sua prática pedagógica. Entretanto, quatro (04) entrevistados não caracterizaram uma boa compreensão em relação à perspectiva complexa e tansdisciplinar, não superando em sua prática pedagógica as fronteiras da disciplinaridade.

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Publicado

2017-11-13

Edição

Seção

GT 1 - INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO