CONSTRUINDO DIÁLOGOS TRANSDISCIPLINARES: DISCUTINDO DIVERSIDADE CULTURAL-HUMANA JOGANDO PETECA.

Autores

  • Mirian Aparecida Mateus Gomes Universidade Estadual de Goiás- Inhumas

Palavras-chave:

Prática educativa. Transdisciplinaridade. Diversidade. Cultura. Peteca.

Resumo

O Brasil é um país de múltiplas caras, cores e signos, por esse motivo é constituído de uma pluralidade cultural significativa e expressiva, arraigada de aspectos políticos e econômicos, o que torna sua constituição um processo extremamente complexo, contraditório, dicotomizado e muitas vezes segregador. Em razão desse contexto, nosso trabalho preconiza pela necessidade de conhecermos e valorizarmos a diversidade cultural, principalmente dos sujeitos inseridos no processo educacional, considerando as influências e interferências das múltiplas nuances culturais existentes, na direção de uma educação complexa capaz de contribuir com o crescimento humano, com uma tomada de consciência ético-política, além da (re) elaboração do conhecimento. Buscamos apontar em nosso trabalho como o uso do jogo tradicional de peteca numa perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar pode contribuir na discussão sobre diversidade cultural-humana, ao mesmo tempo alavancar a obtenção do conhecimento em suas múltiplas valências, em um diálogo amparado pelos conceitos e preceitos da complexidade e Transdisciplinaridade percebendo a educação formal e não formal como um dos terrenos mais férteis para se propor mudanças sejam elas quais forem. O mesmo tem como objetivo discutir o emprego do jogo tradicional de Peteca na perspectiva da Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade, como elemento preponderante na discussão sobre diversidade cultural-humana ao mesmo tempo em que promove a obtenção do conhecimento em suas múltiplas valências. Para a realização de nosso trabalho buscamos nos aproximar dos preceitos da abordagem fenomenológica. Conjuntamente realizamos um estudo bibliográfico, uma vivência e entrevistas semiestruturadas para complementação de nossa análise. Apontamos, em nosso trabalho que o uso de práticas inovadoras, assim como, a renovação das práticas educativas tradicionais, comprometidas com a valorização da multiculturalidade, da diversidade humana e cultural, provocam no indivíduo a reelaboração não só de conceitos, mas também dos valores éticos humanos.

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Publicado

2017-11-13

Edição

Seção

GT 1 - INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO