A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE: o conceito de professor pesquisador e reflexivo em discussão
Palavras-chave:
Prática docente, Educação, Professor pesquisador e ReflexivoResumo
Este artigo apresenta resultados parciais da pesquisa “As contribuições do PIBID para a formação docente”, propondo-se a relatar as experiências e as reflexões dos bolsistas sobre o estudo de teóricos da Formação de Professores. O objetivo geral é discutir acerca do conceito de professor pesquisador e professor reflexivo, trazendo as polêmicas em relação ao papel da pesquisa na formação e na prática docente. Já os objetivos específicos são apontar a pesquisa como eixo de articulação para a formação docente, mostrando seus dilemas e perspectivas, bem como destacar a importância da formação para a prática reflexiva. Partiu-se da problematização sintetizada na questão: Qual a importância da pesquisa para a formação e a prática do professor da educação básica? Como se aproximam as ideias de reflexão e de pesquisa? A pesquisa é bibliográfica, utilizando como suporte teórico os estudos de André (2001), Santos (2001), Ludke (2001), Pimenta (2005), Charlot (2005) entre outros, a fim de esclarecer o conceito, apresentando os dilemas e as possibilidades da articulação entre ensino e pesquisa. Dentre as reflexões suscitadas, destacamos a importância de se formar professores que pesquisem e produzam conhecimento sobre sua própria prática, considerando diferentes modalidades de articulação entre ensino e pesquisa na formação docente, reconhecendo também que as práticas da investigação contribuem para o desenvolvimento profissional.Referências
Referências
ANDRE, M. Pesquisa, formação e Prática docente. In: In: ANDRE, M. O papel da pesquisa na formação e prática dos professores. São Paulo: Papirus, 2001.
CHARLOT, B. Formação de Professores: a pesquisa e a política educacional. In: PIMENTA, S. G. Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2005.
LÜDKE, M. A complexa relação entre o professor e a pesquisa. In: ANDRE, M. O papel da pesquisa na formação e prática dos professores. São Paulo: Papirus, 2001
PIMENTA, S. G. Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2005.
SANTOS, L. C. P. Dilemas e perspectivas na relação entre ensino e pesquisa. In: ANDRE, M. O papel da pesquisa na formação e prática dos professores. São Paulo: Papirus, 2001.