A EDUCAÇÃO COMO PONTA DE LANÇA DE PROJETOS HEGEMÔNICOS
Palavras-chave:
Educação - Ideologia - Hegemonia - EstadoResumo
A educação não é neutra, porém está inserida num projeto político, numa estrutura socioeconômica e num conjunto ideológico que a influencia e deste sofre influência, numa relação dialética. As políticas imperialistas e hegemônicas de Estado no século XIX, XX e na atualidade ainda merecem ser analisados criticamente para compreender as finalidades da educação. Não por acaso que a institucionalização da educação se tornou um fenômeno global a partir da Modernidade e desde, então, não perdeu seu vigor estruturante, antes se intensificou e modificou em conformidade com os projetos hegemônicos do capitalismo. Para refletir sobre esses pressupostos, a metodologia pauta-se em pesquisa bibliográfica. O presente artigo articula ideias de pensadores marxistas e é inicial de uma pesquisa que se pretende expandir para estudar um caso particular – o Ensino Superior.
As ponderações de Gramsci, principalmente, orientaram este trabalho no sentido de conceituar ideologia e hegemonia. Althusser apresenta uma visão da estrutura do sistema capitalista no contexto do século XX, mais propriamente sua obra é datada de 1970 contexto de disputas ideológicas entre regimes antagônicos – o capitalismo e o socialismo real. Este autor traz o conceito de aparelhos ideológicos de Estado, o qual é utilizado também neste. O autor Franco Cambi contribui para contextualização histórica da Educação e dos projetos educacionais de Estado. Embora a escrita desses supracitados tenham sido datadas no século XX, em que medida suas considerações ainda são verificáveis nos projetos educacionais. no século XXI? O discurso de educação neutra já é de fato superado na sociedade moderna e contemporânea? Essas são indagações que permeiam este trabalho e, portanto, serão refletidas a seguir.Referências
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