A família e seu papel na educação dos filhos
Palavras-chave:
Infância, Criança, Educação Infantil, FamíliaResumo
Este artigo intitulado: “A família e seu papel na educação dos filhos” integra ao projeto de pesquisa: “Políticas públicas e educação da infância em Goiás: história, concepções, projetos e práticas”, do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em diferentes Contextos (NEPIEC), associado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. O trabalho foi realizado no curso de Especialização em Educação Infantil, entre os anos de 2013 e 2016, coordenados pelo citado Núcleo. Os estudos abrangeram as várias concepções de criança, infância, Educação Infantil e o importante papel das famílias na educação dos filhos, bem como o conceito de família e as transformações que esta instituição vem vivendo ao longo dos anos, buscando-se assim compreender essa relação entre família e escola e seus arranjos e desarranjos que vão surgindo no cotidiano da vida escolar das crianças. Por meio desta pesquisa objetivamos entender os muitos aspectos e forma do modo de viver das pessoas na atualidade que estão arraigados a práticas e concepções do modo de vida no passado, analisar o conceito de família, sua transformação e influencia na vida das crianças, conhecer o passado para então poder analisar seus avanços e contradições. Pois estes entendimentos contemporâneos sobre as concepções de criança e infância marcaram profundamente a concepção de educação destinadas às crianças pelas famílias e até mesmo instituições. Para tanto, faremos uma pesquisa bibliográfica utilizando como referências teóricas para dar suporte ao levantamento e análise dos dados os seguintes autores: Ariès (1978), Barbosa (2014), Heywood (2004), Stearns (2006) e Oliveira (2002).
Referências
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