ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • CARLA SALOMÉ MARGARIDA DE SOUZA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UEG/CÂMPUS INHUMAS
  • LORRAYNE CLAUDINO DE SOUZA Universidade Estadual de Goiás - UEG/Câmpus Inhumas
  • NILVA ANTÔNIA DA COSTA Universidade Estadual de Goiás - UEG/Câmpus Inhumas

Palavras-chave:

Educação básica, Educação especial, Atendimento educacional especializado, Orientações pedagógicas, Sala de recurso multifuncional.

Resumo

O trabalho pedagógico da escola aberta às diferenças deve garantir o direito ao Atendimento Educacional Especializado – AEE para educandos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação, conforme determina a Constituição Federal de 1988 em seu artigo 208, inc. III, a LDBEN 9394/96, art. 58, 59 e 60, bem como a Resolução do CNE N° 04/2009, que Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica. Isso aponta para uma grande necessidade de formação docente inicial e continuada,visando uma atuação eficaz na Sala de recurso multifuncional, a fim de que se cumpra com a função primordial da educação especial de complementar ou suplementar o ensino para alunos público-alvo dessa modalidade de ensino. Considerando essa demandaé que o Curso de Extensão “Orientações pedagógicas para o atendimento educacional especializado (AEE) na educação básica” oferecido no Laboratório de Pedagogia da UEG/Câmpus Inhumas foi pensado e está em pleno desenvolvimento. Assim, esse artigo objetivacompartilhar os conhecimentos interpostos por essa ação de extensão da universidade, socializando e discutindo ossaberes e práticas necessários ao profissional que atua ou atuará no AEE,abordando as orientações pedagógicasnecessárias a cada especificidade do atendimento educacional especializado.O trabalho se referencia teoricamente nos mesmos autores que tem embasado o referido curso de extensão, sendo eles: Sá(2007), Carvalho (2010), Damázio (2007), Fávero (2007),Mantoan(2009e 2010), entre outros que também são de grande valor.

Biografia do Autor

  • CARLA SALOMÉ MARGARIDA DE SOUZA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UEG/CÂMPUS INHUMAS
    Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns (2000). Especialização em Docência Universitária pela Faculdade de Goiás - FAGO (2005). Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania pela Universidade Federal de Goiás/Faculdade de Direito - UFG/FD (2012) e Especialização em LIBRAS pela Faculdade Delta (2013). É professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás - UEG/Câmpus Inhumas; professora efetiva na Rede de Ensino Estadual (SEDUCE) e também trabalha com formação de professores e equipes gestoras; desenvolve oficinas pedagógicas, palestras e implementação de projetos educacionais. Exerceu o cargo de Secretária Municipal da Educação, de janeiro/2009 à julho/ 2015 no Município de Santa Bárbara de Goiás, onde também prestou assessoria com relação aos sistemas e programas do MEC/FNDE, já atuou como professora na educação Infantil, ensino fundamental e médio, professora no programa de aceleração da aprendizagem, coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, coordenadora municipal do programa de formação continuada PCN em ação, coordenadora pedagógica, coordenadora de PDE, vice-diretora, presidente de Conselho Escolar, professora de AEE, profissional de apoio à inclusão e dinamizadora de biblioteca. Atuou como docente (contrato temporário) na UEG, UnU de Sanclerlândia, Jussara, Palmeiras de Goiás e no Pólo de Aruanã onde ministrou disciplinas e várias atividades complementares no período de 2006 à 2009.
  • LORRAYNE CLAUDINO DE SOUZA, Universidade Estadual de Goiás - UEG/Câmpus Inhumas
    Acadêmica do 4º ano do Curso de Pedagogia
  • NILVA ANTÔNIA DA COSTA, Universidade Estadual de Goiás - UEG/Câmpus Inhumas
    Acadêmica do 4º ano do Curso de Pedagogia

Referências

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Publicado

2017-11-13

Edição

Seção

SIMPÓSIO DE PESQUISA E EXTENSÃO