A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA ESCOLA DE ENSINO REGULAR

Autores

  • ÉRIKA RIBEIRO MIGUEL Universidade Estadual de Goiás-UEG/Câmpus Inhumas
  • CARLA SALOMÉ MARGARIDA DE SOUZA Universidade Estadual de Goiás - UEG/Câmpus Inhumas

Palavras-chave:

Inclusão, Escola de ensino regular, Deficiência intelectual.

Resumo

Acredita-se que a inclusão da criança com deficiência intelectual na escola de ensino regular realizada dentro de uma abordagem inclusiva, possa constituir uma experiência fundamental no desenvolvimento integral das crianças que tem essa deficiência.A presença cada vez maior desses alunos no sistema educacional convencional está desafiando as escolas a adaptarem seus conceitos pedagógicos e reverem suas práticas em caráter de urgência. Tendo em vista esse caráter emergencial e diante dos desafios a que à escola de ensino regular está submetida para atender as necessidades específicas desses alunos, é que esse artigo,resultado de uma pesquisa bibliográfica, foi pensado. Pesquisa essa, queteve como principais aportes teóricos:Mantoan(1997 e 1998), Batista e Mantoan (2007),  Honora e Frizanco (2008), Gomes (2010), entre outros e se orientou na seguinte problemática: Como atender o aluno com deficiência intelectual na escola regular, de forma a não só incluí-lo, mas oferecer-lhes todas as possibilidades de desenvolvimento? Assim, esse artigo abordará os aspectos legais e normativos que respaldam a inclusão escolar de pessoas com deficiência e provocará reflexões sobre a inclusão de crianças com deficiência intelectual na escola regular, evidenciando as possíveis medidas a serem adotadas por essas unidades escolares.

Biografia do Autor

  • ÉRIKA RIBEIRO MIGUEL, Universidade Estadual de Goiás-UEG/Câmpus Inhumas
    Acadêmica do 4º ano do Curso de Pedagogia
  • CARLA SALOMÉ MARGARIDA DE SOUZA, Universidade Estadual de Goiás - UEG/Câmpus Inhumas
    Docente de Ensino Superior, Coordenadora adjunta do Laboratório de Pedagogia da UEG/Câmpus Inhumas

Referências

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Publicado

2017-11-13

Edição

Seção

GT 6 - DIVERSIDADE, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL