EDUCAÇÃO: UM PATCHWORK EM VÁRIAS NUANCES – DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA À VITRINE DO TRABALHO

Autores

  • Nélia Cristina Pinheiro Finotti Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Educação. Formação Pedagógica. Trabalho.

Resumo

O artigo teve como objetivo analisar como se dá é formação do pedagogo, seu ingresso na universidade e seu preparo para o mercado de trabalho. Este teve como perguntas norteadoras, tais: Como é o aprendizado do discente no curso de pedagogia?  O mercado de trabalho tem absorvido com coerência este profissão habilitado em pedagogia? E, como tem sido a atuação pedagógica deste aluno no mercado de trabalho? Devemos como pesquisadores da educação compreender a dinâmica do ensino-aprendizagem, pois o mercado está cada vez mais efêmero e exigente, podemos ver nas constantes reformulações curriculares, como na política, tanto educacional como social. Temos que estar sempre em busca de novas pesquisas e alternativas pedagógicas, pois este pode ser o diferencial fator mediador entre o aluno e o conhecimento, pois os nossos aluno de hoje serão os educadores de amanhã.  Portanto temos que saber como estamos ensinando, como nosso aluno tem recebido este conhecimento o definira como o professor do futuro, pois este será repassado para outros e assim seguir o ciclo do ensino-aprendizagem- ensino.  O discente que frequenta o ensino apenas como repetidor, temos que mudar esta ação de alguns alunos, temos que instigar nossos alunos a ter atitudes de ler, buscar conteúdos e publicizar este em sala de aula, pois o conhecimento e adquirido por meio da troca, deixando de ser um aluno passivo para tornar ativo de seu conhecimento, tornando se um sujeito emancipado e reflexivo. Neste estudo, sobre a contribuição da Pedagogia e do pedagogo para o processo educativo, tomamos a Pedagogia como corpo de conhecimentos sistematizados sobre a educação e como curso de formação de profissionais da educação. A metodologia que norteou a pesquisa é bibliográfica, descritiva e analítica.

Referências

ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate (Orgs.). Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em sala de aula. Joinvilie, SC: Editora Univille, 2005.

BRZEZINSKI, Iria. Notas Sobre o Currículo na Formação de Professores: teoria e prática. In: SERBINO, Raquel Volpato (Org.). Formação de Professores. São Paulo: UNESP, 1998.

FONSECA, Selva Guimarães. Ser professor no Brasil: a história oral de vida. 3. ed. São Paulo: Papirus, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GUIMARÃES, Valter Soares. Ser Professor Atualmente: suscitando a discussão. In: LISITA, Verbena Moreira S. S. (Org). Formação de Professores: políticas, concepções e perspectivas. Goiânia: Alternativa, 2001. p. 101-107.

KENSKI, Vani Novas tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Revista Brasileira de educação, n. 8, p. 58-71, Brasília, mai/ago., 1998.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001.

______. As Diretrizes Curriculares da Pedagogia: campo epistemológico e exercício profissional do pedagogo. In: GUIMARÃES, Valter Soares (Org.). Formar para o Mercado ou para a Autonomia? O papel da universidade. São Paulo: Papirus, 2006.

PIMENTA, Selma G. O Estágio na Formação de Professores: unidade, teoria e prática? São Paulo: Cortez, 1994.

TOSCHI, Mirza Seabra. Formação Inicial e Continuada de Professores e a Educação à Distância. In: LISITA, Verbena Moreira S. S. (Org). Formação de Professores: políticas, concepções e perspectivas. Goiânia: Alternativa, 2001. p. 81-100.

Downloads

Publicado

2017-11-13

Edição

Seção

GT 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULO