EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: EDUCAR PARA A PERSPECTIVA INTERCULTURAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Palavras-chave:
Educação, DiversidadeResumo
O presente artigo tem como tema Educação Intercultural e Diversidade e apresenta algumas reflexões relativas à formação docente para a perspectiva intercultural na educação. A pesquisa teve como objetivo compreender práticas e concepções interculturais na formação docente para a diversidade numa perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar e guiou-se pela questão problematizadora: Quais são as práticas e concepções interculturais na formação docente para a diversidade numa perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar? Nesta direção, o texto foi desenvolvido a partir da revisão bibliográfica e da aplicação de um questionário aos docentes de uma escola da rede municipal de educação de Inhumas e, por conseguinte, a discussão dos seguintes tópicos: a educação intercultural e a escola, educação intercultural e a perspectiva transdisciplinar e interdisciplinar, o professor na perspectiva transdisciplinar e complexa e formação de professores para a perspectiva intercultural. No processo educativo, a relação entre escola e cultura sempre foi marcada pela herança monocultural do saber, ou seja, sempre tivemos uma educação pautada na legitimação do conhecimento científico ocidental e a exclusão de outras saberes e práticas sociais de outras culturas. A superação dessa perspectiva monocultural e etnocêntrica deve partir da formação e qualificação do professor para o entendimento de que a docência configura “uma atividade com complexidade maior do que somente os processos de ensinar a aprender”. Por esse motivo, foi possível considerar que educar para a perspectiva intercultural na formação de professores é um caminho que se abre ao reconhecimento das diversidades e acolhimento das diferenças no contexto educativo e a possibilidade de ressignificação da prática docente para lidar com a diversidade cultural.
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