RELAÇÕES INTERTEXTUAIS ENTRE LITERATURA E HISTÓRIA: O Irmão Alemão de Chico Buarque

Autores

  • Maria Aparecida Mineiro Universidade Estadual de Goiás
  • Márcia Maria de Melo Araújo Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Literatura, História, Estudos Literários

Resumo

Este estudo propõe modos de pensar sobre as diferentes dimensões que o fato histórico adquire no âmbito da ficção em O Irmão Alemão, obra de Chico Buarque lançada em 2014. Essa narrativa é mais uma etapa do estilo literário buarqueano que mescla aspectos de sua vida e elementos ficcionais. Dessa forma, o objetivo é o de refletir sobre as relações paradoxais entre literatura e história, na obra citada, de forma a identificar como esses elementos são inseridos na narrativa do escritor, a ponto de se libertar da imposição da história e a afirmação da narrativa como criação literária autônoma. A metodologia aplicada tem como base o pesquisador participante como ator da pesquisa, aquele que realiza o cotejo dos elementos e interpreta os dados. Nessa perspectiva, justifica-se como pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, posto que atende à interpretação dos fenômenos e à atribuição dos significados básicos desse processo de pesquisa qualitativa. Esta pesquisa se pauta em investigações de caráter bibliográfico, com ênfase na discussão sobre o leitor e as relações entre literatura e realidade proposta por Linda Hutcheon em sua Poética do pós-modernismo e por Antoine Compagnon, em O demônio da Teoria. Lançamos discussão sobre o autor, o mundo e o leitor para refletir sobre conceitos fundamentais da literatura e sobre as relações entre textos. É nesse sentido que analisamos o romance de Chico Buarque e os romances que refletem sobre o próprio processo de elaboração artística e, ao mesmo tempo, utilizam a história para contestar a própria veracidade histórica. Para a realização da pesquisa, o material bibliográfico consiste na análise comparativa de obras literárias e historiográficas, artigos, revistas e outros materiais que versam a respeito do tema. Como resultado, traçamos um paralelo diante das vertentes apresentadas, tendo como aporte teórico Antoine Compagnon, Linda Hutcheon, Maria Tereza de Freitas, dentre outros.

Biografia do Autor

  • Maria Aparecida Mineiro, Universidade Estadual de Goiás

    Mestranda em Educação, Linguagem e Tecnologias pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) da Universidade Estadual de Goiás. Especialista em Língua Inglesa e Novas Tecnologias pela Faculdade de Iporá (FAI). Licenciada em Letras Português/Inglês e suas respectivas literaturas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Literaturas de Língua Portuguesa (GEPELLP), certificado pelo CNPq.

  • Márcia Maria de Melo Araújo, Universidade Estadual de Goiás

    Pós-doutora pela Universidade Federal de Goiás. Doutora e Mestre em Letras e Linguística na área de Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás. Bacharel em Letras e Licenciada em Português pela Universidade Federal de Goiás. Docente do quadro efetivo da Universidade Estadual de Goiás, câmpus Pires do Rio, e dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) e Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Literaturas de Língua Portuguesa (GEPELLP).

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Publicado

2017-11-13

Edição

Seção

GT 9 - ESTUDOS LITERÁRIOS