UM OLHAR TRANSDISCIPLINAR PARA A EQUOTERAPIA
Palavras-chave:
Equoterapia, Taransdisciplinaridade, InterdiscilinaridadeResumo
Está pesquisa propõe analisar e identificar, a partir da percepção dos docentes, o que é transdisciplinaridade. Busca ainda verificar como eles aplicam no contexto da equoterapia, e quais as possíveis vinculações com o processo formativo. A abordagem utilizada para a realização deste foi de cunho qualitativo, sem desmerecer dados quantitativos. Para tanto, fundamentou-se em pesquisa bibliográfica e empírica, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas direcionadas aos professores que atuam na Equoterapia Goiabeira, em Inhumas – GO. Os principais referenciais teóricos utilizados foram: Moraes (2014);Morin (2015); Nascimento (2015) e Suanno (2014). As entrevistas possibilitaram entender quais as concepções de transdisciplinaridade e conhecimento tem osprofessores da Equoterapia Goiabeira sobre o assunto, e como eles a praticam neste contexto. Concluiu-se, assim, que a transdiciplinaridade é importante na para o desenvolvimento dos praticantes da equoterapia, pois é fundamental para o amadurecimento intelectual, assim como toda a forma de desenvolvimento, pois ela visa o desenvolvimento do ser humano de forma integral, abarcando todas as áreas da vida do individuo. Apesar das dificuldades os professores vêm buscando olhar para seus alunos com esse olhar transdisciplinar. Espera-se que esta pesquisa contribua para o aprimoramento dos conhecimentos dos acadêmicos, professores e da comunidade local.
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