O ensino de gramática na escola a partir de uma perspectiva funcionalista

Autores

  • Izabel Cristina Xavier Rosa Kaadi Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Linguagem. Ensino. Gramática. Funcionalismo.

Resumo

No meio educacional, ainda são muito recorrentes questionamentos e insatisfação por parte do grupo de educadores diante do desinteresse e consequente fracasso de muitos alunos, principalmente no que tange ao processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. E um dos fatores que contribuem para esse fracasso é o modo como a escola ainda prioriza um ensino de gramática centrado em questões descontextualizadas por meio da produção de frases soltas com nenhum significado para os alunos. Em contraposição a esse modelo de ensino, esse trabalho pretende estimular nos professores uma visão mais crítica acerca dessas práticas pedagógicas ainda tão recorrentes no meio educacional, conscientizando-os da importância de rever o atual tratamento dado ao estudo da Língua Portuguesa, buscando, assim, um ensino mais eficaz, em que o estudo da língua aconteça de forma mais contextualizada, a partir das situações reais de uso, ou seja, considerando a interação entre os sujeitos e suas relações nos diferentes processos que envolvem a linguagem. Assim, o presente trabalho teve por objetivo analisar  uma aula de Língua Portuguesa em uma turma de 5º ano de uma escola do município de Aparecida de Goiânia no intuito de identificar a perspectiva de ensino predominante na prática da professora regente dessa turma no que diz respeito ao estudo da língua. E a partir dessa análise, propor uma reflexão sobre as contribuições advindas do funcionalismo para uma prática mais contextualizada do ensino de língua na escola e, desse modo, proporcionar aos professores e professoras que atuam nessa etapa subsídios teórico-metodológicos que lhes possibilitem repensar o ensino de língua de uma maneira mais eficaz, levando em conta as situações reais de uso da linguagem nos diferentes processos de comunicação.

Biografia do Autor

  • Izabel Cristina Xavier Rosa Kaadi, Universidade Federal de Goiás

    Mestranda em Ensino na Educação pelo CEPAE- UFG, Possui especialização em Educação Infantil, Alfabetização e letramento(2011), Neuropedagogia aplicada à Educação (2012) e Psicopedagogia Institucional e Clínica (2013) pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura. licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2010). Tem experiência na área da educação, especificamente na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental, trabalhando como professora regente e coordenadora pedagógica.

Referências

ANTUNES, Irandé. Gramática contextualizada: limpando “o pó” das ideias simples- 1ª ed.- São Paulo: Parábola editorial, 2014.

FURTADO DA CUNHA, Maria Angélica; TAVARES, Maria Alice. (Org.) Funcionalismo e ensino de gramática. [Recurso eletrônico]- 1ª ed.- Natal, RN: EDUFRN, 2016. 223 p. : PDF;1,6 MB

Modo de acesso: ISBN 978-85-425-0632-7

GERALDI, J. W. Linguagem e ensino. Campinas: Mercado das Letras, 1999.

_______ A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro e João Editores, 2015.

KARWOSKI, A. M. et al (Orgs.). Gêneros Textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola, 2011.

NEVES, Maria Helena de Moura. Uma visão geral da gramática funcional. Alfa, São Paulo, v. 38, p. 109-127, 1994.

SOUZA, Ana A. Arguelho de. Literatura infantil na escola: a leitura em sala de aula. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.

Downloads

Publicado

2018-02-15

Edição

Seção

GT 14 - DOCÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA