O ensino de gramática na escola a partir de uma perspectiva funcionalista
Palavras-chave:
Linguagem. Ensino. Gramática. Funcionalismo.Resumo
No meio educacional, ainda são muito recorrentes questionamentos e insatisfação por parte do grupo de educadores diante do desinteresse e consequente fracasso de muitos alunos, principalmente no que tange ao processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. E um dos fatores que contribuem para esse fracasso é o modo como a escola ainda prioriza um ensino de gramática centrado em questões descontextualizadas por meio da produção de frases soltas com nenhum significado para os alunos. Em contraposição a esse modelo de ensino, esse trabalho pretende estimular nos professores uma visão mais crítica acerca dessas práticas pedagógicas ainda tão recorrentes no meio educacional, conscientizando-os da importância de rever o atual tratamento dado ao estudo da Língua Portuguesa, buscando, assim, um ensino mais eficaz, em que o estudo da língua aconteça de forma mais contextualizada, a partir das situações reais de uso, ou seja, considerando a interação entre os sujeitos e suas relações nos diferentes processos que envolvem a linguagem. Assim, o presente trabalho teve por objetivo analisar uma aula de Língua Portuguesa em uma turma de 5º ano de uma escola do município de Aparecida de Goiânia no intuito de identificar a perspectiva de ensino predominante na prática da professora regente dessa turma no que diz respeito ao estudo da língua. E a partir dessa análise, propor uma reflexão sobre as contribuições advindas do funcionalismo para uma prática mais contextualizada do ensino de língua na escola e, desse modo, proporcionar aos professores e professoras que atuam nessa etapa subsídios teórico-metodológicos que lhes possibilitem repensar o ensino de língua de uma maneira mais eficaz, levando em conta as situações reais de uso da linguagem nos diferentes processos de comunicação.
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